Governador Casagrande confirmou a realização de concurso público para a Polícia Civil do Espírito Santo, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Penal em 2025
Da Redação
A realização de um novo concurso público para a Polícia Civil do Espírito Santo (PC ES) voltou a ser confirmada pelo governador do Estado, Renato Casagrande. Ele assegurou a oferta de 1.052 vagas para o cargo de Oficial Investigador de Polícia. Essa função irá reunir as atividades de escrivão, investigador e agente de polícia. A carreira exige escolaridade de nível superior e oferece salário inicial de R$ 8.171,62 (a partir deste mês de dezembro de 2024).
Na entrevista, realizada no Palácio Anchieta, o governador também destacou um plano abrangente de fortalecimento da segurança pública do estado, que prevê a incorporação de 4.050 novos policiais entre 2024 e 2025. Este plano inclui concursos para a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Penal.
“Vamos abrir concurso com mais de mil vagas. A nova lei da Polícia Civil estabeleceu que não tem mais escrivão, investigador e agente. Agora são apenas as carreiras de delegado e investigador. O certame já está autorizado e a Secretaria de Segurança e a corporação já estão preparando o edital”, ressaltou Casagrande em entrevista.
Neste ano, 1.000 novos policiais militares foram formados e já estão em atividade. Teve início a formação de mais 1.000 alunos-soldados em novembro, com previsão de atuação em 2025.
Casagrande afirmou que também serão realizados concursos para a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e Polícia Penal.


O concurso para Oficial Investigador de Polícia já está em fase final de análise financeira, embora a data de publicação do edital ainda não tenha sido definida.
Segundo prevê a Lei Complementar nº. 1.093, que instituiu o cargo, o certame deve ser composto por seis fases: prova escrita de conhecimentos gerais e específicos, exame de aptidão física e de saúde, exame psicotécnico, envestigação criminal e social e curso de formação profissional.