27.2 C
Vitória
sexta-feira, 23 abril, 2021

​Prefeitura de Vila Velha notifica 297 estabelecimentos

Entre os dias 18 de março e 6 de abril, a Prefeitura de Vila Velha realizou ações de fiscalização nas ruas todos os dias. Barreiras sanitárias, blitze educativas, abordagens nas praias e lagoas, fiscalização de estabelecimentos comerciais e fiscalização noturna nos finais de semana fizeram parte do planejamento da cidade.

Estiveram envolvidos 1.697 agentes públicos e 738 viaturas empregadas, compreendendo fiscalização de Posturas, Vigilância Sanitária e Ambiental, além da Guarda Municipal, Defesa Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar. Dos estabelecimentos fiscalizados, 297 foram notificados com viés de orientação, sendo que a ampla maioria dos empreendimentos da cidade estiveram dentro do estabelecido pelos decretos estadual e municipal. Nenhum estabelecimento comercial foi multado. Nas barreiras sanitárias, 2.589 veículos foram abordados.

O objetivo, durante todo esse período, foi orientar e alertar as pessoas sobre a necessidade de manter o distanciamento social e reduzir o deslocamento para as atividades não essenciais, diminuindo assim o impacto da pandemia sobre o sistema de saúde público, tanto na cidade quanto em todo o Estado.

O secretário de Defesa Social e Trânsito, tenente-coronel Geovanio Ribeiro, explicou: “é função do setor público fazer este trabalho de orientação e alerta constantes, mas cada pessoa é corresponsável num momento como este que vivemos. E, neste sentido, vemos a maior parte da população cumprindo sua parte”.

Barreira sanitária

A estratégia é orientar e alertar condutores e passageiros de veículos, que acessam a cidade por diversos locais ou transitam nas vias com maior fluxo, sobre as corretas medidas sanitárias e de distanciamento social. Defesa Civil e Grupamento de Trânsito da Guarda Municipal coordenam o trabalho, com apoio da Vigilância Sanitária, que faz aferição de temperatura, distribuição de máscaras e álcool em gel.

Força-tarefa

Os servidores percorrem as cinco regiões da cidade fiscalizando a conduta de comércio e todo tipo de atividade, para fazer cumprir as regras do decreto de quarentena. Atuam nos três períodos, matutino, vespertino e noturno, durante a semana. Nos fins de semana, por meio da Comissão Interna de Fiscalização Integrada Municipal (Coifim), atuam durante a madrugada, evitando a ocorrência de eventos e festas clandestinas. Integram a comissão fiscais municipais, guardas municipais, policiais militares e bombeiros.

Praia

Um grupo de servidores da Secretaria, com apoio da Coordenação de Salvamar, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, percorre a orla para evitar a prática de atividade física coletiva. O trabalho de orientação é diário, solicitando aos cidadãos que retirem redes ou traves e encerrem as atividades, informando que a atividade está proibida pelo decreto estadual que instaurou o período de quarentena.

*Com informações da ​Prefeitura de Vila Velha

- Publicidade -

Matérias relacionadas

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade