27.2 C
Vitória
sexta-feira, 23 abril, 2021

​Lâmpadas de LED transformarão Vila Velha na primeira cidade digital do ES

Por meio do Consórcio SRE-IP Vila Velha, a prefeitura vai modernizar todo o parque de iluminação pública do município

Aproximadamente 35.000 pontos de iluminação irão receber o novo sistema de lâmpadas de LED, considerado por especialistas da área de energia o que há de melhor em tecnologia de sistema de iluminação. Todas as antigas lâmpadas de vapor de sódio e mercúrio, nos locais de maior fluxo de pessoas e veículos, serão substituídas no período de um ano.

A iniciativa foi viabilizada depois da realização, em etapas, da Parceria Público-Privada (PPP), incluindo o leilão na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), que contou com ampla participação da iniciativa privada, com 31 empresas em 11 consórcios empresariais. Na ocasião, o Consórcio Empresarial SRE – IP Vila Velha, apresentou uma contraprestação 62% abaixo do limite máximo estabelecido pelo município, um dos mais baixos já registrados no país.

De acordo com a secretária de Planejamento e Projetos Estruturantes, Menara Cavalcante, a PPP representa um avanço tecnológico na iluminação e qualidade de vida da população. “É o primeiro passo para Vila Velha se tornar uma cidade inteligente,” concluiu a secretária.

Vários são os benefícios da PPP da iluminação para a sociedade, como no meio ambiente, com a redução das emissões de CO2, adoção de tecnologias sustentáveis, eficiência energética com a redução superior a 50% no consumo de energia e aumento da vida útil das lâmpadas.

Já na economia, redução dos gastos do governo, aumento de investimento com a redução da poluição luminosa, iluminação de qualidade em espaços e equipamentos públicos e pontos turísticos da cidade. E na segurança, redução da criminalidade e acidentes de trânsito no período noturno.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade