23.3 C
Vitória
sábado, 20 abril, 2024

Votação para mesa diretora do senado causa polêmica

Voto secreto desagrada políticos do Espírito Santo em início de gestão no Senado

Os representantes capixabas no Senado Federal que tomam posse hoje (1) estão comprometidos em fazer o eleição da mesa diretora ser feita com voto aberto. A escolha é realizada logo após a solenidade da posse dos novos 81 senadores que exercerão o mandato até 2027.

Em nota, a Rede Sustentabilidade, o senador Fabiano Contarato, manifestou apoio incondicional à eleição por voto aberto como imperativo dos valores republicanos da transparência e do controle social: a sociedade tem o direito de saber o que pensam seus representantes.

- Continua após a publicidade -

No mesmo texto, o partido defendeu a eleição dois turnos, de modo que o presidente possua respaldo da maioria absoluta da casa, partindo da premissa que a colegialidade colabora para estabilização institucional, e apoio apenas a candidaturas que galvanizem o sentimento de renovação emanado pelas ruas e pelas urnas. Por fim, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) foi designado líder da bancada. O senador Flávio Arns completa a bancada (Rede-PR).

Votação para mesa diretora do senado causa polêmica
Senadores Fabiano Contarato (Rede-ES), Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Flávio Arns (Rede-PR)

“Estamos iniciando a Legislatura sob liderança do senador Randolfe Rodrigues, que tem experiência na Casa e já nos representa. Manifestamo-nos, pela Rede, em favor do voto aberto para presidente do penado. Inclusive, assinei requerimento nesse sentido. Assim, estamos afinados que deve prevalecer o espírito republicano, transparência e controle social. Começamos com muito empenho e vontade de mudar o jeito de fazer política no Congresso Nacional”, anunciou Contarato.

Votação para mesa diretora do senado causa polêmica
O senador Marcos Do Val (PPS) participou de abaixo-assinado pelo voto aberto para eleição da mesa diretora do senado (Fotografia – Divulgação)

Já Marcos Do Val (PPS/ES) assinou nesta quinta-feira (31), abaixo-assinado pelo voto aberto para presidente do Senado. “É importante ressaltar que o futuro presidente da casa será responsável pela definição da pauta de votações no período em que o Congresso Nacional terá de analisar diversos projetos de interesse da sociedade e do governo. Por isso, a importância de mostrar aos brasileiros a escolha de cada Senador da República, proporcionando transparência ao pleito e compromisso dos parlamentares com uma nova forma de exercer política”, explicou Do Val.

Já a senadora Rose de Freitas (Podemos), que ocupa o cargo desde 2015, informou que independente de o voto ser aberto ou não, ela já deixou pública a sua manifestação. “Informo aos capixabas que o meu partido tem candidato à presidência do Senado Federal: senador Álvaro Dias, do Paraná.”

Sobre a questão do voto aberto, Rose lembra que o regimento interno não permite e não poderá ser alterado para essa votação.


LEIA MAIS

Conheça a participação do ES na nova composição partidária da Câmara
Contarato e Do Val revelaram como se prepararam para Senado

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA