Voos em Vitória serão controlados por sistema automatizado

Foto: Claudia Luzes

O sistema garantirá mais segurança e pontualidade às aeronaves que sobrevoam a capital do Espírito Santo

Em função da crescente demanda pelos serviços de controle de tráfego aéreo no Espírito Santo, foi implantado um sistema automatizado de controle, que já estava em funcionamento desde o dia 1º de junho. A apresentação do sistema SAGITARIO foi realizada na manhã desta quarta-feira (07), na torre de controle do Aeroporto Eurico de Aguiar Salles, em Vitória, e contou com a presença de representantes da Infraero e da Força Aérea Brasileira (FAB).

A implantação do sistema é o resultado de uma parceria entre a FAB, a Infraero e a Atech, empresa do Grupo Embraer. O Centro de Controle de Aproximação de Vitória (APP-Vitória) será responsável pela gestão dos movimentos aéreos naquela região.

Por conta da demanda de aeronaves em Vitória ter aumentado somada ao incremento das operações de helicópteros na Bacia Petrolífera do Espírito Santo, o sistema surgiu para auxiliar as operações no tráfego aéreo. Além disso, Vitória recebeu, somente em 2016, um total de 1.592.450 visitantes, segundo dados da Secretaria de Estado de Turismo (SETUR), tornando-se uma das capitais mais visitadas por turistas.

Além do SAGITARIO (Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações e Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional), desenvolvido pela Atech em parceria com a FAB, o APP-Vitória recebeu, por intermédio da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), o radar RSM970, instalado na Área de Controle Terminal de Vitória (TMA-VT). Com isso, o SAGITARIO também será responsável por receber e tratar as informações obtidas pelo radar.

De acordo com o coordenador da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), major brigadeiro Almeida, a implantação de um Sistema de Vigilância Radar, por definição, possibilita ao controlador acompanhar os tráfegos que estejam evoluindo na área terminal, tornando mais fácil a tarefa de manter um fluxo de tráfego aéreo seguro e ordenado. “Será possível aplicar uma menor distância de separação entre as aeronaves e, consequentemente, alcançar menores tempos de voo, contribuindo para um decréscimo de consumo de combustível e para um acompanhamento contínuo da trajetória dos voos nos diversos setores da área terminal de Vitória”, afirmou.

major brigadeiro Almeida

O major ressalta que a implantação do sistema no Estado é de suma importância para auxiliar principalmente o tráfego áereo. “Trazer o sistema ao Espírito Santo abrirá mais portas, pois proporcionará mais conforto aos controladores, já que a demanda nos Estado tem aumentado consideravelmente. A segurança operacional será mantida, mas com o sistema a segurança será redobrada”, garantiu.

O SAGITARIO marca a evolução do sistema de controle aéreo no Brasil, por empregar uma solução inovadora para a comunicação, navegação e vigilância na gestão do espaço aéreo brasileiro. O sistema, inclusive, foi um grande aliado das autoridades brasileiras durante a Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016. Com ele, o país conduziu com sucesso o transporte aéreo para os dois eventos mundiais, mantendo o nível de segurança e eficiência das operações, mesmo com o grande aumento no fluxo de aeronaves no espaço aéreo brasileiro.

O sistema atua desde o momento que antecede decolagem até o estacionamento da aeronave no aeroporto de destino. Além disso, ele possibilita que todo foco de ação do controlador de tráfego aéreo esteja sempre voltado à sua área de trabalho, aumentando significantemente sua consciência situacional.

O superintendente da Infraero – Aeroporto de Vitória, Afrânio Souza Mar, disse que o sistema já funcionava no aeroporto, mas de forma convencional. “Antes, as torres necessitavam das informações das aeronaves para operar. Agora, o sistema facilitará esse trabalho e evitará qualquer eventualidade durantes os voos”, destacou.

No Brasil, com a inauguração em Vitória, já são 15 centros de controle de voo operando com o sistema: 4 ACC (Centro de Controle de Aérea), 9 APP (Centro de Controle de Aproximação) e o ICEA (Instituto de Controle do Espaço Aéreo), onde são formados os novos controladores de tráfego aéreo.

Após a apresentação do sistema, foi oficialmente inaugurada da sala de controle por meio dos representantes da FAB e da Infraero.

Sistema SAGITARIO

O SAGITARIO foi desenvolvido com a participação dos controladores, profissionais que atuam na linha de frente do controle das aeronaves, e disponibiliza um conjunto de ferramentas operacionais de apoio à tomada de decisão mais objetiva e ágil, seguindo as melhores práticas e recomendações existentes no mercado internacional, dentre elas os sistemas especificados pela Eurocontrol (Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea).

Serão dois radares, um localizado no Aeroporto de Vitória e outro na área de Santa Teresa, localizada no interior do Estado do Espírito Santo. Com 380 km de distancia, o controlador poderá identificar os sinais das aeronaves próximas. O sistema fará a fusão de todas as informações como altitude, longitude, entre outras, e apresentará ao controlador da torre.

O tempo de distância entre uma aeronave e outra será de 6 minutos por conta da estrutura do Aeroporto de Vitória. Com a finalização das obras, o problema será solucionado e o tempo de espera será ainda mais reduzido.

Foto: Leonardo Duarte/Secom-ES
Obras do Aeroporto

Durante a apresentação, também foi abordada a situação das obras de ampliação do Aeroporto de Vitória. De acordo com o superintendente da Infraero – ES, as obras avançaram em 80% e a expectativa é de que se estenda até o fim do ano.

“A obra tem até o mês de setembro para ser finalizada, mas pode ocorrer de se estender até dezembro por conta de adequação da estrutura do tráfego áereo, de novos procedimentos que precisam ser homologados e sejam finalizados, dentre outros elementos”, explicou Afrânio.

A obra é de responsabilidade do governo federal e foi retomada em junho de 2015. A previsão atual é de que seja concluída no dia 25 de dezembro de 2017. Ao todo, o investimento é de R$ 523 milhões e 500 mil.

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