27.2 C
Vitória
quinta-feira, 28 março, 2024

Você usa energia de maneira inteligente?

O ritmo de crescimento do consumo de energia no Brasil aumentará nos próximos anos. Por isso, usar produtos economizadores de energia pode fazer a diferença

Segundo estudos da KPMG, empresa que presta serviços de consultoria, o consumo de energia no Brasil cresce a uma taxa de 4,5% ao ano durante a segunda década do século XXI. Isso quer dizer que novas formas de obtenção de energia são necessárias, já que o país não tem se preparado da forma adequada para esse crescimento. Por isso, investir em tecnologia pode ser o caminho para evitar desperdícios.

Segundo Claudia Antonelli, gerente de Produtos da OSRAM, multinacional especializada em soluções para iluminação, parte considerável do consumo energético está ligado à geração de luz. “Ainda gastamos muita eletricidade para iluminarmos nossas casas, por exemplo. Mas um ponto positivo é o fato do mercado já oferecer alternativas inteligentes para que esse cenário mude, como as lâmpadas economizadoras de energia”, afirma.

- Continua após a publicidade -

Alguns desses produtos energeticamente eficientes podem gerar economia de até 80% no consumo.Com o mesmo tamanho e soquete das lâmpadas comuns, as fluorescentes geram 30% mais luz em relação às incandescentes comuns.

Outra alternativa que tem conquistado espaço entre os brasileiros é o LED. “Hoje, já é possível encontrar lâmpadas com essa tecnologia mais facilmente. Além de seu baixo consumo energético, os Lamp LED ainda contribuem com o meio ambiente no que diz respeito a sua composição, já que não contam com elementos como o mercúrio”, complementa Antonelli. A empresa já comercializa no mercado nacional modelos que consomem cerca de 1,5 W para substituir uma incandescente de 25 W. Em outras palavras, esse solução gasta 16 vezes menos energia para gerar a mesma quantidade de luz.

Caso as expectativas da KPMG se comprovem, é possível que em 2020 o consumo per capita do brasileiro seja superior à média mundial. “O uso consciente da energia deve ser pensado todos os dias. Desenvolver produtos que atendam nossas demandas e contribuam para isso é um dos grandes objetivos da OSRAM”, finaliza a gerente.

Esta matéria foi publicada originalmente em 8 de fevereiro de 2010, no portal da Revista ESBrasil. As pessoas ouvidas e/ou citadas podem não estar mais nas situações, cargos e instituições que ocupavam na época, assim como suas opiniões e os fatos narrados referem-se às circunstâncias e ao contexto de então.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA