Vitória é a segunda capital com menor número de homicídios no Brasil

Vitória
Foto: Diego Alves/PMV

A capital já esteve entre as primeiras da lista da violência, mas os dados do 11º Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostra melhora no índice.

O 11º Anuário Brasileiro da Segurança Pública mostra Vitória como a segunda capital mais segura do Brasil. Os dados analisados são referentes ao ano de 2016 e indicam uma redução de 31,8% no número de mortes na cidade.

Vitória teve uma taxa de 14,2 assassinatos por 100 mil habitantes, ficando atrás somente de São Paulo (SP). O estudo comprova a redução constante e expressiva dos homicídios na capital capixaba.

O prefeito Luciano Rezende afirmou que a prefeitura vem dando atenção especial para a situação de segurança. A cidade era uma das capitais com maior índice de homicídios no Brasil.

“Tínhamos 30 homicídios por 100 mil habitantes. Em 2016, nos tornamos a segunda capital mais segura do País. É um trabalho que envolve uma série de ações, como melhoria da iluminação, programas educacionais, habitacionais, de geração de emprego e programas sociais da PMV. Mesmo com o agravamento da crise econômica, nós conseguimos esse resultado positivo”, declarou.

Anuário da segurança

De acordo com o levantamento, o Brasil atingiu o recorde de mortes violentas intencionais. Houve um crescimento de 3,8% em 2015, chegando ao número de 61.619 homicídios, o maior já registrado na história nacional.

Aracaju (SE) é a capital mais violenta do país, com uma taxa de 64,5, seguida de Porto Alegre, com 61,3. Entre os estados, Sergipe, Rio Grande do Norte e Alagoas figuram entre os três primeiros lugares, com taxas superiores a 55,8 mortes por 100 mil habitantes. Já o Espírito Santo ficou na 15ª posição no ranking nacional, com uma taxa de 29,7 homicídios.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome