21 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Vitória é a segunda capital com menor número de homicídios no Brasil

A capital já esteve entre as primeiras da lista da violência, mas os dados do 11º Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostra melhora no índice.

O 11º Anuário Brasileiro da Segurança Pública mostra Vitória como a segunda capital mais segura do Brasil. Os dados analisados são referentes ao ano de 2016 e indicam uma redução de 31,8% no número de mortes na cidade.

Vitória teve uma taxa de 14,2 assassinatos por 100 mil habitantes, ficando atrás somente de São Paulo (SP). O estudo comprova a redução constante e expressiva dos homicídios na capital capixaba.

- Continua após a publicidade -

O prefeito Luciano Rezende afirmou que a prefeitura vem dando atenção especial para a situação de segurança. A cidade era uma das capitais com maior índice de homicídios no Brasil.

“Tínhamos 30 homicídios por 100 mil habitantes. Em 2016, nos tornamos a segunda capital mais segura do País. É um trabalho que envolve uma série de ações, como melhoria da iluminação, programas educacionais, habitacionais, de geração de emprego e programas sociais da PMV. Mesmo com o agravamento da crise econômica, nós conseguimos esse resultado positivo”, declarou.

Anuário da segurança

De acordo com o levantamento, o Brasil atingiu o recorde de mortes violentas intencionais. Houve um crescimento de 3,8% em 2015, chegando ao número de 61.619 homicídios, o maior já registrado na história nacional.

Aracaju (SE) é a capital mais violenta do país, com uma taxa de 64,5, seguida de Porto Alegre, com 61,3. Entre os estados, Sergipe, Rio Grande do Norte e Alagoas figuram entre os três primeiros lugares, com taxas superiores a 55,8 mortes por 100 mil habitantes. Já o Espírito Santo ficou na 15ª posição no ranking nacional, com uma taxa de 29,7 homicídios.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA