Vitória planeja 100 km de ciclovias em 10 anos

Foto: Douglas Schneider

O plano atual foi ampliado, incluindo novas ciclofaixas e ciclorrotas, interligando um anel cicloviário aos bairros

Uma minuta de lei do novo Plano Diretor Urbano (PDU) traz como item de destaque o Plano Cicloviário da Capital, uma proposta de projetos deste modal no município para os próximos 10 anos. O objetivo é ampliar a malha viária em mais 40 km para favorecer essa modalidade saudável e ecológica de transporte.

A legislação atual estabelece como prioridade a implantação de um anel cicloviário em torno da cidade de 60km, que permite dar a volta na ilha pedalando. Com a inclusão de novos estudos, o plano foi ampliado, incluindo novas ciclofaixas e ciclorrotas, interligando esse anel aos bairros. Dessa forma, a malha cicloviária teria um total de 100km.

Outro avanço da minuta é a oferta de vagas de estacionamento de bicicleta para visitantes em frente a prédios residenciais. Além delas, os construtores terão que ofertar vagas aos moradores no interior das edificações. O cálculo é de meia vaga por unidade. Atualmente, a lei 6.705/06 estabelece a oferta de vagas apenas para edifícios comerciais e de serviço.

“Isso é importante para incentivar o transporte cicloviário em Vitória. Hoje temos 47 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas pela cidade, que promovem segurança e conforto ao ciclista em seus deslocamentos diários”, afirmou a secretária de Desenvolvimento da Cidade, Lenise Loureiro.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome