Tanto vinho tinto, quanto vinho branco

Tanto vinho tinto, quanto vinho branco
José Lino Sepulcri é presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-ES desde 2006

Considerada um dos mais importantes eventos de vinho do país, a Expovinhos proporciona oportunidades de novos conhecimentos e realização de grandes negócios.

A sensação que se tem ao degustar um bom vinho harmoniza com a que os capixabas têm sentido ao perceber que uma longa recessão econômica caminha ao fim. E não há algo melhor para comemorar este momento que um brinde.

A preferência do capixaba pela bebida de Bacco não é novidade. Basta uma breve viagem aos primórdios da colonização do solo espírito-santense para entender que o vinho está arraigado na cultura do estado. Portugueses, considerados os maiores consumidores de vinho per capita do mundo, e italianos (em terceiro lugar, atrás da França) são os grandes responsáveis pela disseminação da cultura do vinho no Espírito Santo. Do plantio das parreiras à degustação.

Desde então, a relação com a bebida vinhosa tem ganhado laços cada vez mais estreitos. O Espírito Santo hoje é reconhecido como um dos três estados em que mais se consome vinho per capita do Brasil. O país ocupa o quarto lugar em consumo de vinho per capita na América do Sul – cerca de 2 litros/ano por habitante.

Comercialização do vinho

O tempo passou e uma das características destes novos tempos são as multiplataformas de comercialização do produto. Antes para adquirir uma garrafa era necessário deslocar-se até uma adega ou loja especializada, coisa para poucos. Há algum tempo, o e-commerce ganhou força e já é possível recebê-la no conforto do lar, por meio de alguns cliques e com preços mais acessíveis. Esta alternativa atiçou a curiosidade de um novo nicho, daqueles que desejam começar a entender o vinho. Muitos tinham receio de ir a algum estabelecimento pela pouca intimidade que tinham com o produto.

Ainda mais atuais são as empresas que trabalham com clube de assinantes. Comercializam o vinho com brindes e outros requintes, tudo para conquistar um público cada vez mais fiel. O crescimento do número de apreciadores do vinho no Estado tem, inclusive, fomentado eventos em torno da bebida, bem como o turismo de eventos e negócios. Um exemplo é Vitória Expovinhos, que em 2018 chega à 10ª edição como referência nacional.

Expovinhos

Reunindo as dez edições, chegamos ao número de mais de 500 expositores, cerca de nove mil rótulos e 18 mil participantes, incentivando a comercialização de vinhos no Espírito Santo. Além de valorizar a cultura e fomentar a economia local. A edição 2017 contou com 1.200 rótulos de vinhos finos oriundos de Itália, Chile, Portugal, França, Espanha e Argentina. Recebeu cerca de 3.500 mil participantes nos dois dias de evento, além de 62 expositores.

Considerado um dos mais importantes eventos de vinho do país, a Expovinhos visa proporcionar aos empresários e empreendedores com foco neste mercado e também aos apreciadores do vinho de qualidade, oportunidades de novos conhecimentos e da realização de grandes negócios. Com a realização da Fecomércio-ES, o Vitória Expovinhos chega a 10ª edição reconhecido como o segundo melhor momento de vendas de vinhos no ES, perdendo apenas para as vendas de final de ano. Esses números prometem se superar coroando o êxito do evento, mas mesmo se apenas se repetirem já atestam que o ES tem no Vitória Expovinhos um marco nacional para enólogos, enófilos e todo o glamour que cerca o ritual dessa bebida.


José Lino Sepulcri é presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-ES desde 2006; diretor da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC); vice-presidente do Sebrae; presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Veículos, Peças e Acessórios Para Veículos do Estado do Espírito Santo (Sinvepes); diretor do sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Espírito Santo (Sincodives); e empresário no ramo de automóveis há 57 anos.
Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!