24.4 C
Vitória
sexta-feira, 29 março, 2024

Vila Velha: vacinação reforçada e cartão digital chegando

Nova lei também cria o Cartão Digital

A Prefeitura de Vila Velha reforçou a vacinação em diversos tipos de público neste início de ano. Ao todo, 4.482 pessoas foram imunizadas de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação. As ações começaram em dezembro de 2018 e algumas foram até o fim de março. Houve oferta para os profissionais da área de Saúde, multivacinação em igrejas e em shoppings, vacinação nos estabelecimentos de saúde e também nas faculdades do município.

Além da imunização dos profissionais da área de saúde, a programação da Vigilância Epidemiológica também vacinou quem trabalha nos setores turístico, rodoviário, acadêmico e pedagógico.

- Continua após a publicidade -
Cartão digital

Na mesmo estratégia de prevenção, uma nova lei foi publicada na cidade. De autoria da vereadora Dona Arlete (PSL), foi criado o “Cartão Digital de Vacinação”. A ferramenta, que poderá ser acessada por computador ou por meio de um aplicativo para smartphones, pretende otimizar o serviço municipal de vacinação, conscientizando a população de sua importância. O sistema ficará disponível nos postos de saúde para que seja feito o cadastro dos pacientes, que também serão informados sobre o calendário completo de vacinação de acordo com o Sistema Único de Saúde (SUS).

“O morador receberá mensagens via SMS para lembrar a data da próxima dose de vacina ou até mesmo sobre campanhas de vacinação. Esta iniciativa também beneficiará a Rede Municipal de Saúde, que poderá acessar a carteirinha dos pacientes nas unidades e pronto atendimentos, melhorando assim o controle e a execução do programa de imunização em Vila Velha”, ressaltou a parlamentar.

O Cartão Digital de Vacinação deverá utilizar recursos computacionais para cadastrar informações de vacinação, contendo o local, o lote de fabricação, data da vacinação, fabricante e data da próxima dose quando se tratar de vacinas de múltiplas doses, dentre outras informações. Os dados referentes à vacinação, junto com os procedimentos utilizados atualmente, deverão ser salvos eletronicamente em um banco de dados que servirá de base para planejar as ações sanitárias, promover campanhas de conscientização e realizar as aquisições de vacinas e sua administração de maneira adequada.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA