21 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Viana 156 anos: Berço da imigração europeia no Espírito Santo

Considerado um dos municípios mais antigos do Estado, Viana abrigou desde então os primeiros colonizadores 

Viana é um município que muitos visitam e que tem muita história para contar. Nesta segunda-feira (23), completa 156 anos de muita cultura e emancipação política. Em fevereiro de 1813 inaugurou o ciclo da imigração européia para o Espírito Santo oficialmente recebendo imigrantes alemães e italianos.

Além disso, no final do século XVI e início do século XVII, os portugueses que saíram de Vila Velha se instalaram na região, após passaram de canoa pelo Rio Jucu. Acredita-se que a primeira passagem deles foi por Araçatiba.

- Continua após a publicidade -

O nome do município é uma homenagem a Paulo Fernandes Viana, que trouxe de Açores, 53 famílias que contribuíram para o povoamento da região, se instalando nas proximidades do Rio Jucu e seus afluentes – Formate e Santo Agostinho -, onde iniciaram o cultivo de trigo e arroz, além de aprimorarem as culturas de milho e mandioca.

Hoje, o município que é repleto de riquezas naturais tem muito a comemorar. Viana estimula o crescimento e desenvolvimento da economia local, por meio das ações dos Programas de Geração, Emprego e Renda para o Vianense (Gerar), o Viana Empreendedora e o Inova Escola, destaques nos últimos meses.

Além disso, o município vianense tem sido destaque em termos de logística pela quantidade de grandes empresas que chegam e se instalam pelo território propício. A região abriga um pólo de transportadoras, empresas de café, e demais atividades econômicas.

Viana 156 anos: Berço da imigração europeia no Espírito Santo
Estação Ferroviária de Viana / Foto: Jackson Gonçalves

A Estação Ferroviária de Viana, em Viana Sede, que completou 123 anos, é um dos monumentos que fazem parte dos Circuitos Tutísticos de Viana, dentro do Circuito Cultural do município.

Inaugurada em 1985, pela Companhia Estrada de Ferro Sul do Espírito Santo, a estação foi a primeira a ser construída ao longo da via que ligava Vitória a Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Estado. Na década de 1960, chegou a ser chamada Estação Jabaeté , mas voltou ao nome original logo depois.

Solenidades

Para comemorar o aniversário do município, a Câmara Municipal de Vereadores de Viana realizará uma sessão solene a partir das 19 horas. Além disso, a Galeria de Arte Casarão, será aberta ao público a partir das 20 horas.

As belezas do Espírito Santo estarão representadas na exposição “Paisagens e Iconografias Capixabas”, que reúne obras de mais de 20 artistas capixabas ligadas ao Sindicato dos Artistas Plásticos Profissionais do Espírito Santo (Sindiappes).

Por meio de pinturas, relevos de cerâmicas, mosaicos, esculturas e esculturas, paisagens e monumentos marcantes do Espírito Santo foram retratados, como Convento da Penha, Pedra Azul e Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Viana Sede.

Comemorações

Ainda para celebrar a data, neste domingo (29) será realizada a tradicional Caminhada Ecocultural de Araçatiba, marcada para iniciar às 7h30. A saída será de Viana sede, e os shows em Araçatiba estão previstos para começar a partir das 13 horas.

Entre as atrações confirmadas para festa, está o cantor Rogério Palassi, a dupla sertaneja João Felipe e Rafael, Trio Só Xotão e Jean e Juliano.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA