23.3 C
Vitória
quarta-feira, 24 abril, 2024

Velório de Gerson Camata é aberto ao público

O velório está sendo realizado no Palácio Anchieta nesta quinta-feira (27). O enterro está programado para as 15 horas

O velório do ex-governador do Espírito Santo, Gerson Camata, foi aberto ao público nesta quinta-feira (27). O corpo está no Palácio Anchieta, sede do governo do Estado, e a previsão é de que o sepultamento ocorra às 15 horas.

O ex-governador, de 77 anos, foi alvejado por arma de fogo nessa quarta-feira (26), na Praia do Canto, em Vitória. Por conta da morte de Camata, o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, decretou luto oficial de sete dias no Estado pela morte de Gerson Camata.

- Continua após a publicidade -

“Recebi com muita tristeza a notícia da morte de um amigo, nosso querido ex-governador Gerson Camata. O Espírito Santo perde uma de suas principais lideranças. Decretei luto oficial de sete dias . Suspendi imediatamente todas as minhas agendas de trabalho para acompanhar de perto a apuração desse crime tão bárbaro”, declarou Hartung.

Crime

Na tarde dessa quinta-feira, Camata e o ex-assessor Marcos Venício Moreira Andrade, de 66 anos, começaram a discutir por causa de uma ação judicial movida pelo ex-governador contra ele, que resultou no bloqueio de R$ 60 mil da conta bancária do agressor.

O secretário de Segurança Pública do Espírito Santo, Nylton Rodrigues, afirmou que Andrade confessou ser o autor do disparo que matou o ex-governador. O acusado está preso no Complexo Penitenciário de Viana. A arma utilizada no crime, sem registro, também foi apreendida pela Polícia Civil.

Segundo o secretário, o agressor de Camata foi seu assessor por cerca de 19 anos.

CARREIRA

Além da carreira política, Gerson Camata iniciou a vida profissional como jornalista e apresentador do programa Ronda da cidade, na Rádio Cidade de Vitória, em 1964. O ex-governador também se formou em economia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Velório de Gerson Camata é aberto ao público
Camata foi senador por três mandatos (1987-2011). – Foto: Divulgação

Filiado ao MDB desde a retomada do pluripartidarismo no início da década de 1980, Gerson Camata governou o Espírito Santo entre 1983 e 1986, além de ter exercido três mandatos como senador do Estado (1987-2011).

Incluindo dois mandatos de deputado federal (1975-1983), passou mais de 30 anos no Congresso Nacional. Soma ainda os mandados como deputado estadual (1971-1975) e vereador de Vitória (1967-1971).

Antes de se lançar à política, formou-se em economia pela Universidade Federal do Espírito Santo e fez fama como apresentador de um programa na Rádio Cidade, da capital capixaba. Era casado com Rita Camata, que, também filiada ao MDB, concorreu à vice-presidência da República na chapa de José Serra (PSDB), em 2002. Ele deixa dois filhos.

Pronunciamento

No Twitter,  o presidente Michel Temer lamentou a morte do político. “Lamento a morte do grande político, ex-jornalista, deputado estadual, deputado federal, senador constituinte, governador do Espírito Santo e meu amigo, Gerson Camata. Envio meus sentimentos de sincero pesar à esposa, ex-deputada Rita Camata, e aos filhos”, disse.

 

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA