Dos velhos problemas às novas tormentas

Cotidiano
Campanha de vacinação contra febre amarela mobilizou profissionais de saúde

Personalidades da história capixaba que deixarão saudades, ataques de vírus (orgânicos e cibernéticos) e despedida do sinal analógico estão entre os fatos marcantes de 2017

O alerta de uma doença que ressurgiu das matas marcou o calendário de 2017, logo nos seus primeiros dias. Em janeiro, autoridades da área de saúde indicavam o epicentro de casos de febre amarela no leste de Minas Gerais, apontando risco de propagação para o Espírito Santo. A ameaça se tornou realidade, e o mal se alastrou. Até 30 de setembro, a Secretaria de Estado da Saúde (ES) confirmava 333 ocorrências, sendo 329 em área rural (versão silvestre da patologia), com 99 óbitos. Campanhas de vacinação, com corrida aos postos e longas filas nos locais de atendimento, foram feitas para conter a epidemia, resultando na imunização de 3.055.576 pessoas – 85,4% de cobertura. Mesmo assim, a Sesa mantém o estado de alerta, embora o surto tenha chegado ao fim.

submarino Tupi S30
Ano registrou tragédias, mas também momentos pitorescos, como a visita do submarino Tupi S30

Nas estradas, mais vítimas. Em 22 de junho, um acidente com um ônibus, uma carreta e uma ambulância matou 23 pessoas no trecho da BR 101 em Guarapari. Foi a maior tragédia automobilística do Estado. Menos de três meses depois, em 10 de setembro, o Espírito Santo viveu novamente o luto. O desastre, na mesma rodovia federal, na altura de Mimoso do Sul, dessa vez envolveu um micro-ônibus, um carro de passeio e dois caminhões. Um saldo desolador, com a perda de 11 vidas, a maioria de jovens de um grupo de dança alemã de Domingos Martins.

Ataque cibernético

Parecia trama futurista, mas era real: em 2017, uma odisseia no ciberespaço trouxe sérias ameaças à segurança no meio digital. Um ataque de dimensões globais praticado por hackers em 12 de maio, comprometeu a atividade de sites capixabas. O supervírus WannaCry sequestrava dados de redes e exigia o pagamento de um resgate para que o quadro fosse revertido. Por precaução, a Prefeitura de Vila Velha desativou temporariamente seu sistema. O Ministério Público do Espírito Santo (MPES) e o Tribunal de Justiça do Estado (TJES) adotaram a mesma medida de segurança, retirando suas páginas do ar. O INSS chegou a suspender serviços nas agências após a ação dos “piratas virtuais”. E a Petrobras teve de reiniciar a sua rede corporativa por causa do problema, que afetou 74 países.

Greves

A greve da Polícia Militar do Espírito Santo foi o principal destaque negativo do ano (confira detalhes na reportagem sobre segurança pública nesta edição) e certamente a mais perturbadora, mas não a única paralisação que trouxe transtornos. Em 20 de setembro, os trabalhadores dos Correios aderiram ao movimento nacional dos carteiros. A mobilização, que afetou a entrega de correspondências, durou mais de duas semanas.
Antes, em junho, no dia 30, centrais sindicais promoveram greve geral contra as reformas previdenciária e trabalhista do governo Temer, iniciativa que teve adesão parcial. Bancários, comerciários e trabalhadores do transporte público não suspenderam as atividades por completo, mas o atendimento ficou comprometido.

Outros fatos marcantesVisita inesperada

Em outubro, uma visita surpresa causou sensação na capital capixaba: após oito anos sem vir ao Estado, o submarino Tupi S30, da Marinha do Brasil, atravessou a baía de Vitória e atracou por três dias no porto de Capuaba, em Vila Velha. Mesmo não tendo sido aberta à visitação pública, a embarcação fez a alegria da criançada e também dos adultos, que se aglomeravam às margens da baía para fazer uma infinidade de fotos.

Adeus ao sinal analógico

Outubro também marcou o desligamento do sinal de TV analógico em toda a Grande Vitória, no dia 25. A partir dessa data, quem não tivesse uma TV adequada ou um conversor de sinal não poderia mais assistir à programação dos canais abertos. Assim, o Ministério das Comunicações providenciou para que os beneficiários de programas sociais como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida ou Tarifa Social de Energia Elétrica recebessem de graça o kit receptor da TV digital, composto por conversor, controle remoto e antena. Bastava solicitar os equipamentos pelo telefone da Central de Atendimento ou pelo Portal Seja Digital.

Luto

Ao longo de 2017, a dor da perda de figuras expoentes em suas áreas de atuação também foi marcante. Em 13 de fevereiro, o futebol capixaba chorou a morte do técnico e ex-jogador Paulo Henrique Filho, 52, acometido por um acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico. Comandante do Atlético Itapemirim em 2015, onde encerrou a carreira, ele também esteve à frente da equipe de base do Flamengo que conquistou o bi da Copa São Paulo, em 2011.

pastor Oliveira de Araújo
O pastor Oliveira de Araújo morreu no dia 3 de junho, após anos de luta contra o câncer

Uma das principais lideranças religiosas do Espírito Santo, natural de Luz (MG), também partiu, em 3 de junho: o pastor Oliveira de Araújo, aos 69 anos, 24 deles dedicados a conduzir a Primeira Igreja Batista de Vitória. Há 10 anos, ele havia se submetido a um transplante de pulmão, em razão de um câncer. No fim de 2016, outro diagnóstico preocupante: o câncer na face. Em homenagem ao sacerdote, o governo do Estado batizou a unidade da Escola Viva em Cobilândia, inaugurada em julho, de “Pastor Oliveira de Araújo”.

Também acometido por um câncer, raro, o jornalista e publicitário Jésus Miguez faleceu aos 56 anos em 17 de junho. Segundo o Sindicato dos Jornalistas do Espírito Santo (Sindijornalistas-ES), o profissional foi um dos pioneiros na luta pela dignidade da categoria.

Em 23 de novembro, o adeus foi para o desembargador Carlos Henrique Rios do Amaral, 72, vítima de insuficiência respiratória. Nascido em Iúna (ES), o magistrado foi vice-presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), de onde estava aposentado desde setembro de 2015.

No dia 14 de dezembro, mais uma perda. O jornalista Chico Flores, que dedicou décadas à profissão, faleceu após um infarto agudo do miocárdio, aos 75 anos.

 

Conteúdo Publicitário
Compartilhe

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!