23.3 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Vale realiza cerimônia de batismo de dois novos navios VLOC

Vale realiza cerimônia de batismo de dois novos navios VLOCA Vale realiza hoje a cerimônia de batismo de dois novos navios VLOC (em inglês, very large ore carriers), Vale Rio de Janeiro e Vale Itália, encomendados ao estaleiro Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering Co. Além do Vale Brasil, os dois mineraleiros também fazem parte de uma encomenda de sete navios ao estaleiro sul-coreano. O Vale Rio de Janeiro será entregue hoje e o Vale Itália está previsto para ser entregue em outubro deste ano.

Giovanna Du Lac Capet, esposa de Emilio Riva, Chairman da Ilva-Taranto & Riva Group, é a madrinha do Vale Itália, e Sonia Zagury, diretora de Finanças da Vale, é a madrinha do Vale Rio de Janeiro. O Vale Itália será destinado principalmente ao transporte de minério de ferro entre Brasil e Taranto, na Itália.

- Continua após a publicidade -

O desenvolvimento deste projeto representou um enorme desafio tecnológico em termos de inovação. Os navios permitem uma grande velocidade de carregamento e descarregamento, são adequados aos portos mais modernos do mundo e possuem eficiente sistema de drenagem, capaz de bombear água livre nos porões através de seis pocetos em cada um deles. Estes navios reduzem as emissões de carbono em 35% por tonelada de minério transportada. Em maio, o projeto recebeu o Nor-Shipping Clean Ship Award, prêmio internacional da indústria de navegação.

Uma infra-estrutura logística altamente eficiente constitui-se em elemento-chave para a competitividade no mercado de minério de ferro. Com o intuito de maximizar a eficiência de suas operações e atender ao crescimento da demanda global, a Vale está desenvolvendo várias iniciativas para obter economias de escala. Os navios encomendados farão parte da solução logística entre os terminais marítimos da empresa no Brasil e os clientes europeus e asiáticos. Os mineraleiros têm alto padrão de segurança e contribuirão para reduzir o custo de transporte transoceânico de minério de ferro para as empresas siderúrgicas.

“Nosso objetivo é ter uma frota própria dedicada para parte de nossas exportações, uma frota que seja mais eficiente, sustentável, com alto padrão de segurança operacional e que contribua significativamente para a redução da volatilidade no mercado de frete”, afirma o diretor executivo de Marketing, Vendas e Estratégia, José Carlos Martins.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA