ES anuncia que vai imunizar mais de 1 milhão contra a gripe a partir de hoje

Foto: Pedro Dutra/Secom-ES

A 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza começa nesta segunda-feira (17) e o Espírito Santo vai receber 1.065.500 doses de vacinas contra a gripe do Ministério da Saúde.  A vacinação se estende até o dia 26 de maio, e um mutirão – o Dia D – para alcançar o máximo da população será realizado no dia 13 de maio.

A dose da vacina é trivalente e protege contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B. Desta forma, integram o grupo de risco, pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeduc ativas – e os funcionários do sistema prisional.

A novidade é que neste ano, professores das redes pública e privada também serão imunizados e passaram a integrar o grupo prioritário de vacinação contra influenza. Serão vacinados aqueles que atuam em sala de aula dos ensinos infantil (incluindo os berçaristas), fundamental, médio e superior. Não estão incluídos no grupo os aposentados ou licenciados, nem outros profissionais da comunidade escolar.

De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo é vacinar 90% desta população, considerada de risco para complicações por gripe. A meta de vacinação deste ano aumentou devido aos índices alcançados nos últimos anos, que ultrapassaram 80%. Em 2016, inclusive, foi o primeiro ano que este índice ultrapassou 90%, atingindo 93,5% de cobertura vacinal.

A coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Danielle Grillo, acredita que “numa população imunizada, o número de internações por pneumonia, por exemplo, pode diminuir entre 32% e 45%. Além disso, cerca de 50% das doenças relacionadas à influenza diminuem com a vacinação”.

Doses

O Espírito Santo já recebeu 379 mil doses da vacina, o que representa 36% do quantitativo total. A primeira remessa de vacinas, com 240 mil doses, já foi toda distribuída para os municípios; já a segunda remessa, com 139 mil doses, chegou ao Estado na terça-feira (11) e estará disponível para os municípios a partir de segunda (17).