Febre aftosa: ES deve vacinar 700 mil animais em maio

Vacinação contra febre aftosa
Foto: Divulgação/Idaf

A vacinação acontece em vários estados brasileiros e, no Espírito Santo, os criadores devem imunizar bois e búfalos com até 24 meses

Começa nesta terça-feira (1º) a primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa em todo o Espírito Santo. Durante o mês de maio, devem ser vacinados bois e búfalos com até dois anos de idade. A vacinação é obrigatória e deve ser feita pelos criadores.

A vacinação contra febre aftosa é coordenada pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf). A expectativa é que sejam vacinados em torno de 700 mil animais em aproximadamente 32 mil propriedades. A maior concentração do rebanho está no município de Ecoporanga, com 200 mil cabeças.

É fundamental que os criadores mantenham o compromisso de imunização do rebanho, fortalecendo a pecuária capixaba. “O Ministério da Agricultura já sinalizou quanto à retirada da vacinação a partir de 2021 e precisamos nos empenhar ainda mais para que não haja intercorrências que prejudiquem o Espírito Santo nesse processo”, alertou o diretor-presidente do Idaf, Júnior Abreu.

As vacinas contra febre aftosa podem ser adquiridas, apenas durante o período da campanha, em lojas agropecuárias cadastradas junto ao Idaf.

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!