24.9 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Uma xícara de café

Um grupo de profissionais, todos vencedores em suas respectivas carreiras, reuniu-se para visitar seu antigo professor. Logo a conversa parou nas queixas intermináveis sobre estresse no trabalho e na vida em geral. O professor ofereceu café. Foi para a cozinha e voltou com um grande bule e uma variedade das melhores xícaras: de porcelana, plástico, vidro, cristal… Algumas simples e baratas; outras, decoradas; outras, caras, outras, muito exóticas…

Ele disse:
– Pessoal, escolham suas xícaras e sirvam-se de um pouco de café fresco.

- Continua após a publicidade -

Quando todos assim o fizeram, o velho mestre limpou a garganta e calma e pacientemente conversou com o grupo:
– Como puderam notar, imediatamente as mais belas xícaras foram escolhidas, e as mais simples e baratas ficaram por último. Isso é natural, porque todo mundo prefere
o melhor para si mesmo. Mas essa é a causa de muitos problemas relacionados com o que vocês chamam de estresse.

Ele continuou:
– Eu asseguro que nenhuma dessas xícaras acrescentou qualidade ao café. Na verdade, o recipiente apenas disfarça ou mostra a bebida. O que vocês queriam era café, não as
xícaras, mas instintivamente quiseram pegar as melhores. Eles começaram a olhar para as xícaras uns dos outros.

Agora pensem nisto: A vida é o café. Trabalho, dinheiro, status, popularidade, beleza, relacionamentos, entre outros, são apenas recipientes que dão forma e suporte à vida. O tipo de xícara que temos não pode definir nem alterar a qualidade da vida que recebemos. Muitas vezes nos concentramos apenas em escolher a melhor xícara, esquecendo-nos de apreciar o café! As pessoas mais felizes não são as que têm o melhor, mas as que fazem o melhor com tudo o que têm! Então lembrem-se: Vivam simplesmente. Sejam generosos. Sejam solidários e atenciosos. Falem com bondade. O resto, deixem nas mãos do Senhor, porque a pessoa mais rica não é a que mais tem, mas a que menos precisa. Agora desfrutem do seu “café”: E já que estamos no princípio de um novo ano, nada melhor do que refletir sobre nossas atitudes em relação ao que está por acontecer.

Na história ocorre a observação sobre as escolhas. Com certeza, sempre queremos o melhor; daí quem é que pegaria a xícara de plástico pra degustar o café? Eu não. E você?
Estendendo esta análise para o que teremos pela frente, ou seja, mais um ano inteiro pra decidir sobre nossas atitudes, caminhos, ações, é de fundamental importância
que possamos ampliar nossa visão para além das “embalagens”, para além dos contextos previamente definidos. A todo momento nos chegam informações e fatos de que não será um ano fácil em função das enormes dificuldades que o mercado nos apresenta. É aí que temos de focar nossas atitudes naquilo que seja realmente proveitoso e eficaz.

É hora de realizarmos cada vez mais os nossos propósitos, nos dedicarmos ainda mais e estarmos atentos a todas as oportunidades e desafios. Não deixarmos nos abalar com o negativismo e com aquelas mensagens de que “o que está ruim vai ficar pior ainda”. E isso pode até ser verdade se a gente se deixar levar. Reflita, reaja, prepare-se ainda mais, foque o seu potencial e os objetivos, as metas, e com certeza terá ao fim de cada dia a sensação do dever cumprido. Que 2016 seja um ano de grandes oportunidades e de inúmeras vitórias.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA