27.7 C
Vitória
segunda-feira, 18 março, 2024

Um convite às montanhas capixabas

Essa é uma rota turística que começa no km 90 da BR-262, na Casa do Turista, e segue por 8 km até a rodovia ES-164

Por Redação ES Brasil

Seja no inverno, seja em qualquer outra estação, subir as montanhas capixabas é sempre uma ótima opção. Uma das mais belas regiões do Espírito Santo possui todas as características de colonização alemã e italiana e um clima ameno e agradável durante todo o ano. Domingos Martins é minha sugestão de destino desta edição. Campinhos, a sede do município, a 542 metros de altitude, está apenas a 43 km de Vitória.
O acesso se dá pela BR-262.

- Continua após a publicidade -

Em uma caminhada pelas ruas e pela praça da cidade, muita história, cultura e gastronomia. Mas a região ainda guarda outros encantos. Seguindo por mais 50 km, ainda na BR-262, você chega a Vila de Pedra Azul, um distrito que surpreende pelas belezas naturais e que, rodeado pela Mata Atlântica, já foi até cenário de novela.

Antes de continuar com o nosso roteiro, quero lhe contar uma curiosidade. Você sabe por que a região é chamada de Pedra Azul? Ela ganhou esse nome devido à coloração de um maciço que pode ser visto de qualquer ponto da localidade. Nele há um líquen que, dependendo da posição do sol, dá a impressão de deixar a pedra com coloração azulada.

O maciço, além do nome, rendeu também um apelido: Pedra do Lagarto. Observando com atenção, principalmente em dias ensolarados, a pedra menor que está na lateral da maior se confunde com um enorme lagarto escalando a Pedra Azul.

Capelinha-Pedra-Azul_Turismo_ESBrasil
Se você procura um destino romântico com clima de montanha, boa gastronomia e muitas belezas naturais, Domingos Martins é o destino ideal – Foto: Reprodução

Lendas também estão presentes. Tem, por exemplo, a da pata da onça. Mas não quero me adiantar e estragar as surpresas que você irá descobrir por lá. Só se lembre de manter olhos e ouvidos bem atentos.

Além da visão e da audição, outro sentido que será bastante exigido nessa viagem é o paladar. Prepare-se para vivenciar sabores intensos. Há restaurantes, cafés e bistrôs! Todos preparados para surpreender com muito sabor, além da excelente estrutura. Tudo isso e muito mais você encontra na Rota do Lagarto e em seu entorno: Uma rota turística que começa no km 90 da BR-262, na Casa do Turista, e segue por 8 km até a rodovia ES-164.

A região conta com diversas opções de hospedagem. Casas, chalés, hotéis e pousadas com estrutura para receber família e amigos. Quando o assunto é entretenimento, além do próprio Parque Estadual da Pedra Azul, há outras opções bem variadas: esportes radicais como rapel e escaladas, stand-up no Lago Negro, trilhas pela mata, passeios a cavalo, aluguel de bicicleta ou mesmo de quadriciclo para conhecer toda a rota. Tem para todos os públicos. Viu só? Essa é uma região turística completa e pronta para recebê-lo.

Gastronomia

Que tal saborear um delicioso risoto?  Confira receita do Bistrô Vista Pedra Azul.

Um convite às montanhas capixabas

Risoto de Tomate Seco com queijos artesanais orolatte
(Acompanha: Filé Mingnon grelhado) 1 porção
Ingredientes

200 g de arroz Arbóreo
100 g de tomate seco picado
500 ml de caldo de legumes
1 colher de manteiga
150 g de queijo ralado
Alho a gosto
Salsa a gosto
Cebola a gosto
Sal a gosto

Modo de preparo

Pré cozinhe o arroz por 10 minutos no caldo de legumes.
Em outra panela coloque o arroz pre cozido e acrescente 4 conchas e meia de caldo de legumes aos poucos, mexendo sempre. Cozinhe em fogo baixo ate que o arroz fique al dente. Acrescente o tomate seco, a salsa, o alho, a cebola, o queijo e a manteiga, sempre mexendo no intervalo de um ingrediente para o outro. Deixe o queijo e a manteiga por ultimo.

Bistrô Vista Pedra Azul

Endereço: Sitio Vitório Colodette, Rod. Geraldo Sartório – São Paulo do Aracê, Domingos Martins – ES, Telefone: (27) 99920-7123
Horário de funcionamento: Sex e Sab: de 11h às 22h00 | Dom: de 11h às 17h00

Esta matéria foi publicada originalmente em 18 de Maio de 2017 no portal da Revista ES Brasil. As pessoas ouvidas e/ou citadas podem não estar mais nas situações, cargos e instituições que ocupavam na época, assim como suas opiniões e os fatos narrados referem-se às circunstâncias e ao contexto de então.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -