25.5 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Trump proíbe a entrada de transexuais nas Forças Armadas dos EUA

O presidente norte-americano foi contra os argumentos em sua campanha eleitoral de 2016

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nessa quarta-feira (26) que “não aceitará nem permitirá” que pessoas transgênero “sirvam em nenhuma capacidade” nas forças armadas americanas. A informação é da Agência EFE.

Por meio de sua conta no Twitter, o presidente norte-americano fez o anúncio, após ter consultado generais e especialistas miliares. Entretanto, Trump ão detalhou em seus tweets quando e como se aplicará essa proibição.

- Continua após a publicidade -

“As nossas forças armadas devem se concentrar em vitórias decisivas e extraordinárias, e não podem se preocupar com os tremendos custos e interrupções médicas que seriam causadas por transgêneros entre os militares”, argumentou Trump em outro tweet.

Trump proíbe a entrada de transexuais nas Forças Armadas dos EUA
Reprodução/ Twitter

Em junho de 2016, o então secretário de Defesa dos EUA, Ashton Carter, anunciou em uma coletiva de imprensa no Pentágono que, “com efeito imediato”, as forças armadas estavam abertas aos transexuais.

Depois o governo de Barack Obama, cujo mandato terminou no último mês de janeiro, fixou o dia 1º de julho de 2017 como data para começar a recrutar transexuais para as tropas. No entanto, o Pentágono anunciou apenas algumas horas antes desse prazo, em 30 de junho, um adiamento de seis meses, até 1º janeiro de 2018, do recrutamento de transexuais para ajudar nas forças armadas.

A decisão vai contra os argumentos em sua campanha eleitoral de 2016. Trump se orgulhava de dizer ser um “amigo” da comunidade LGBT (lésbicas, gay, bissexuais e transgênero).

Além disso, em janeiro, apenas alguns dias após chegar à Casa Branca, Trump prometeu a continuidade de uma ordem executiva de Obama que proíbe as empresas que tenham contratos com o governo federal de discriminar seus funcionários LGBT.

Canadá

Em resposta às postagens de Trump, o governo do Canadá também se manifestou na mídia social, recrutando os oficiais transexuais dispensados pelo presidente norte-americano. “Damos as boas-vindas aos canadenses de todas as orientações sexuais e identidades de gênero. Junte-se a nós!”, declarou a conta oficial da Forças Armadas canadense no Twitter.

Trump proíbe a entrada de transexuais nas Forças Armadas dos EUA
Foto: Reprodução/ Twitter

A mensagem foi acompanhada de uma foto da Banda da Marinha Real Canadense desfilando em uma das comemorações do Dia do Orgulho Gay, em Toronto, o maior de seu gênero realizado no continente americano.

Segundo dados informados pelo Departamento de Defesa do Canadá, o país pagou entre 2008 e 2015 um total de 19 operações de mudança de sexo com um custo total de 309 mil dólares canadenses (cerca de US$ 250 mil).

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA