22.1 C
Vitória
sábado, 20 abril, 2024

Tributo cobrado sobre café capixaba poderá dobrar

Tributo cobrado sobre café capixaba poderá dobrarO setor industrial da cadeia cafeeira do Espírito Santo deverá sofrer em breve um aumento na carga tributária. É que o Governo, por meio do Ministério da Fazenda, está reavaliando a tributação para o PIS/COFINS do café industrializado. A proposta é dobrar a taxa cobrada sobre o grão torrado e moído, passando de 4,75% para 9,5%.

Para evitar o repasse, o Sindicato da Indústria de Torrefação e Moagem de Café do Espírito Santo (Sincafé), em conjunto com a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), encaminhou uma carta ao Ministro da Fazenda, Guido Mantega, ao governador do Estado, Renato Casagrande, aos senadores Ricardo Ferraço, Ana Rita Esgário e Magno Malta, à deputada Rose de Freitas e ao presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, solicitando a revisão do modelo de tributação do setor cafeeiro capixaba.

- Continua após a publicidade -

Segundo o presidente do Sincafé, Egídio Malanquini, a intenção do governo é elevar a taxa em virtude da isenção tributária concedida à matéria-prima e à exportação do produto. “A solução para evitar este repasse à indústria e ao varejo é a redução da taxa, já que este aumento pode atingir o bolso do consumidor. Caso a redução não seja possível, queremos ao menos a manutenção da tributação atual”, disse.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA