26 C
Vitória
terça-feira, 19 março, 2024

TRE-ES regulariza o título de presos provisórios e adolescentes internados

A primeira etapa da ação foi realizada nas 22 unidades prisionais do Espírito Santo

Com a intenção de ajudar as pessoas privadas de liberdade a exercerem a cidadania, o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus); e com o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), regularizou o título eleitoral de 1.137 presos provisórios e adolescentes internados.

A primeira etapa da ação foi realizada nas 22 unidades prisionais do Estado e registrou um aumento na procura em relação ao ano de 2016, quando 962 detentos acertaram sua situação com a Justiça Eleitoral.

- Continua após a publicidade -

Em abril, o TRE-ES, assinou um convênio de cooperação técnica e parceria para a criação de seções eleitorais especiais em estabelecimentos penais e unidades de internação de adolescentes.

“O convênio firmado vai permitir o direito ao voto por presos provisórios e adolescentes internados em unidades socioeducativas, o que significa garantir o exercício de um dos direitos fundamentais da cidadania”, disse o presidente, Desembargador Annibal de Rezende Lima.

Para que a votação ocorra com tranquilamente, caberá à Sejus a garantia de condições de segurança nas unidades; o encaminhamento dos nomes dos servidores e colaboradores que atuarão com mesários para treinamento prévio e atuação no dia da votação e promover mutirões para obtenção dos documentos de identificação dos presos provisórios e adolescentes internados que manifestarem interesse em votar.

Além disso, o voto de presos provisórios e adolescentes internados é garantido pela Constituição Federal e são impedidos de exercer seu direito os apenados que tiverem contra si condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos (artigo 15, inciso III, da Constituição Federal de 1988).

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 219

RÁDIO ES BRASIL

Fique por dentro

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA