A rede municipal de saúde de Vitória tem investido em sistemas rápidos e eficientes, aderindo ao conceito de cidade inteligente
No mês de agosto, mais de 15 mil pacientes responderam ao sistema de avaliação dos serviços da rede municipal de saúde por SMS (torpedo). De acordo com Prefeitura de Vitória, a avaliação foi positiva, ou seja, 90% dos usuários avaliaram os atendimentos como “bom/muito bom ótimo/excelente”.
Todas as unidades de saúde de Vitória receberam nota acima de 8. O último levantamento da Gerência de Controle e Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) registrou a nota média de 8,84 para todos os serviços de saúde da capital, incluindo todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), pronto-atendimentos (PA’s) e Centros Municipais de Especialidades (CME´s).
Para garantir a qualidade dos serviços da rede municipal de saúde, a Prefeitura de Vitória disponibiliza aos usuários o sistema de avaliação de atendimento por SMS. O objetivo é conhecer a opinião dos pacientes em relação aos serviços e atendimentos prestados na capital.
O sistema, que é uma das ferramentas da gestão compartilhada da administração municipal, permite ao usuário avaliar quantitativamente e qualitativamente todos os atendimentos de saúde e, a partir dessas notas, a Semus identifica possíveis problemas e adota medidas de correção para a melhoria da gestão dos serviços.
Por isso, 24 horas após cada atendimento, o usuário recebe no celular um torpedo para avaliá-los com uma nota ou qualificá-los em forma de texto.