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quinta-feira, 28 março, 2024

Top Marcas 2011

Top Marcas 2011O posicionamento das marcas diante do mercado é fator importante para a tomada de decisões e definição de estratégias das empresas. E quando se fala de um segmento ainda mais exigente – a classe AB -, pesquisas são essenciais para mostrar as preferências dos consumidores e como as marcas são percebidas no mercado. Por isso, nesta 70ª edição e pelo terceiro ano consecutivo, a revista ES Brasil apresenta os resultados de mais uma pesquisa Top Marcas, que identificou quais são as preferências da classe AB capixaba.

O grupo de pessoas que compõem a classe AB representa aproximadamente 20,8% das famílias residentes na Região Metropolitana da Grande Vitória e têm eleitas as marcas que fazem parte de sua rotina de consumo. Saber suas preferências com relação ao carro, educação, alimentos, bebidas, telefonia, entre tantos outros segmentos, ajuda as empresas a desenvolverem suas ações estratégicas e de posicionamento no mercado de consumo.

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Pesquisa
A pesquisa Top Marcas é uma análise completa sobre as predileções no que se refere a produtos, serviços e empresas, traçando um amplo painel dos hábitos de consumo das classes A e B das cidades de Vitória, Vila Velha e Serra.

A Top Marcas 2011 vem para reforçar a consolidação da ES Brasil como uma publicação especializada em economia, negócios e gestão e uma ferramenta para que empresários, líderes e empreendedores possam compreender melhor os mercados em que atuam. A edição deste ano da pesquisa traz uma novidade: dentre as 43 categorias aqui reunidas, pela primeira vez a consulta avalia o segmento Empresa Pública Local.

E outra novidade promete ajudar a entender melhor as mudanças do mercado. A ES Brasil publica, além dos resultados do levantamento de 2011, as tabelas com os resultados das pesquisas anteriores, para que o leitor tenha em suas mãos todos os dados necessários para comparações, chegando, assim, a conclusões mais elaboradas sobre os diversos segmentos retratados.

Para o diretor-executivo da Next Editorial e editor-executivo da ES Brasil, Mário Fernando Souza, a iniciativa da Top Marcas parte da necessidade de conhecer os costumes das classes A e B. “A ES Brasil é voltada para líderes e gestores, que fazem parte das classes A e B”, comenta. “Com o amadurecimento da pesquisa, que se consolida no mercado, a grande novidade para 2011 é a comparação, que permite avaliar a fidedignidade da pesquisa. A Top Marcas apresenta informações muito ricas e mostra exatamente as curvas que o mercado apresenta”, defende Mário Fernando, acrescentando que, com a Top Marcas, “o mercado tem condições de observar as nuances da percepção do público em relação ao mercado das classes A e B, que é muito exigente”, conclui.

Metodologia
Para se medir o perfil de consumo das classes A e B da Grande Vitória, as consultas aos entrevistados foram realizadas na região norte de Vitória (compreendendo a área entre os bairros Enseada do Suá e Jardim Camburi), região litorânea de Vila Velha (Centro, Praia da Costa, Praia de Itapoã e Itaparica) e Serra (Sede e Avenida Central de Laranjeiras). O universo definido para a realização da Top Marcas contemplou 400 moradores dessas regiões, com idades acima de 16 anos e rendimento familiar mensal a partir de R$ 5 mil.

A pergunta “Quando eu falo em … qual é a marca que lhe vem à cabeça?” foi utilizada para todos os segmentos e permitiu respostas espontâneas. Com uma margem de erro máxima de 3,9 pontos percentuais e confiabilidade de 95% da amostra, os resultados obtidos são considerados por seus valores absolutos, cientes das possibilidades técnicas de empate. Além disso, estabeleceu-se como critério o indicador de um ponto percentual como limite de empate entre as marcas citadas. O diretor da Merccato Inteligência Competitiva, empresa responsável pelo levantamento dos dados, Anselmo Hudson Siqueira, ressalta que a pesquisa não representa participação de mercado, mas sim a lembrança de marcas do público das classes A e B.

Hudson explica que a importância de pesquisas como a Top Marcas está inserida no contexto de mudanças socioeconômicas em que vivemos. “Do ponto de vista social, entramos num estágio muito elevado da democracia, que favorece a pesquisa de opinião e a informação. Do ponto de vista econômico, a concorrência está muito acirrada. E o poder sai das empresas e vai para a mão do consumidor, que tem acesso, de diversas maneiras, a muita informação. Por isso, hoje, o empresário tem que saber a opinião do consumidor, para saber o tamanho da sua lembrança e onde essa lembrança está segmentada”, afirma.

Na análise do diretor da Merccato, a pesquisa, como ferramenta, e a ES Brasil, como veículo, têm uma responsabilidade perante o mercado do Espírito Santo. “A Top Marcas é importante para o consumidor, porque retrata o que ele pensa; é importante para o empresário, porque retrata até que ponto a comunicação dele está sendo eficiente, e é importante para o veículo de comunicação, porque traz uma ferramenta científica de análise. É uma contribuição da ES Brasil para com o mercado empresarial da Grande Vitória e do Espírito Santo”, defende Hudson.

Avaliação do mercado
Para o diretor da Prisma Propaganda e presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade no Espírito Santo (Abap-ES), Fernando Manhães, iniciativas assim são sempre bem-vindas. “Toda pesquisa que de alguma maneira dá visibilidade ao trabalho publicitário, não só na construção de marca, é importante; e temos cada vez mais que ter essas pesquisas como a Top Marcas. Ela possibilita que nós saiamos do ‘achismo’ da coisa abstrata do trabalho da comunicação. A pesquisa de lembrança retrata o histórico, a vivência que a pessoa tem na lembrança sobre aquelas marcas. Quanto mais uma marca é lembrada, mais oportunidades você tem para trabalhar essa marca. Isso ajuda a direcionar as campanhas de comunicação. Se você sabe que você está bem posicionado, que determinada classe social tem uma lembrança maior em relação a sua marca, isso pode se transformar numa oportunidade de crescimento para sua empresa”, explica. “Principalmente junto à classe AB, que é o público formador de opinião e que consome grande parte dos produtos de alto valor agregado”, completa Manhães.

O diretor-presidente da Danza Estratégia e Comunicação, Luiz Roberto Cunha, também reconhece a relevância das informações divulgadas pela ES Brasil na pesquisa Top Marcas. “Nós, do mercado publicitário, temos poucas ferramentas de avaliação, acompanhamento e mensuração do trabalho que fazemos e do cuidado que as empresas têm com as marcas. Por isso, este trabalho que a Next Editorial faz há três anos é tão importante. Precisamos de mais ferramentas como a Top Marcas para fazer avaliação, para que, tendo uma ideia melhor de como está o nosso mercado, possamos trabalhar com mais eficiência. Hoje as marcas que não estão na cabeça do consumidor não têm muito futuro”, comenta.

Não deixe de conhecer na revista ES Brasil quais são as marcas mais lembradas pelos consumidores das classes A e B da Grande Vitória.

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