Unidades da Serra abrem amanhã para teste de Sífilis

Foto: Reprodução

As unidades serão abertas em razão do Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita

Em comemoração ao Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, quatro unidades de saúde da Serra abrirão neste sábado (20). Desta forma, as unidades de Feu Rosa, Serra-Sede, Jacaraípe e Novo Horizonte, estarão em funcionamento entre 7h30 e 16h30.

De acordo com a Prefeitura da Serra, os números estão cada vez menores. Foram registrados 346 casos de sífilis em gestantes em 2016; 310, em 2017; e 233, neste ano. De sífilis congênita, foram 73 casos em 2016, 65 casos em 2017 e 44 em 2018.

A sífilis é transmitida por meio da relação sexual desprotegida, contatos sanguíneos e transmissão vertical (mãe para filho). O diagnóstico e tratamento são simples e estão disponíveis em todos os postos de saúde do município.

A prevenção é feita por uso de preservativos. A detecção da sífilis é feita nos testes rápidos. É muito importante que as gestantes façam o pré-natal e realizem os testes no início da gestação.

Outras ações

A Serra tem investido na saúde de seus moradores. Para isso, as unidades de saúde as unidades regionais de Jacaraípe, Feu Rosa, Serra-Sede, Novo Horizonte, Nova Almeida, Porto Canoa, Bairro de Fátima e Carapina Grande funcionam aos sábados, sempre das 7 às 17 horas.

Durante o expediente são ofertados serviços, como atendimento clínico, vacinação, aferição de pressão arterial, curativo, confecção do Cartão SUS, atendimento na farmácia e no laboratório, entre outros.

A intenção é ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, atendendo um pedido dos moradores que, muitas vezes, não têm disponibilidade de buscar atendimento de segunda a sexta.

 

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!