23.3 C
Vitória
terça-feira, 16 abril, 2024

Espírito Santo tem o terceiro maior mercado de consórcio de imóveis

A participação do segmento ficou em 29% das unidades vendidas em 2018

O mercado brasileiro passou por diversas mudanças nos últimos anos modificando também o comportamento do consumidor na hora de adquirir um bem. Essa nova realidade é sentida, principalmente, quando se tratam de bens de maior valor agregado como carros, caminhões, motos e, claro, imóveis.

A transformação se dá, sobretudo, na necessidade de maior planejamento por parte da população para não cair em armadilhas. É nesse cenário que o mercado de consórcios tem crescido exponencialmente.

- Continua após a publicidade -

Entre os motivos desse crescimento nos consórcios, principalmente no segmento de imóveis, está a possibilidade de adquirir um bem 100% parcelado e sem a cobrança de juros, que é o que mais impacta no valor final em compras que demandam um número alto de parcelas.  E no Espírito Santo não é diferente.

O levantamento da Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios (Abac) mostrou que o mercado de consórcio de imóveis no ES em 2018 teve participação de 29% do total das unidades comercializadas, o que é, inclusive, maior do que a média nacional de 24,1%. De acordo com Robson Subtil de Amorim, Diretor do 1consórcio e Diretor da Regional Sudeste II da Abac, a pesquisa aponta, também, crescimento em relação ao ano anterior.

“Em 2017, o Espírito Santo já contava com uma participação expressiva no mercado imobiliário, com 27,6%, sendo o oitavo maior mercado do país, o que já era muito relevante. Porém, em 2018, o bom trabalho na região continuou sendo feito e conseguimos atingir, assim, um crescimento percentual e a terceira posição no ranking geral, ficando atrás apenas do Paraná e Rio Grande do Sul”, conta o executivo.

Participantes cresceram no país em 2018

A Abac apresentou, recentemente, o seu levantamento mostrando o desempenho dos consórcios em todo o país ao longo do ano de 2018. No segmento de imóveis, os dados mostraram um aumento no número de participantes ativos em comparação com 2017.

“Fechamos o ano com 885 mil participantes ativos no segmento de imóveis, um número superior em 6,4% aos 832 mil do fechamento do período anterior. Ao todo, foram comercializadas 271,5 mil cotas, o que movimentou R$ 37,26 bilhões. Esse número mostra a força dos consórcios para o Brasil de forma geral e nos coloca como um dos setores chaves na economia brasileira”, finaliza Robson Subtil de Amorim.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA