Taxa de desocupação cresce no Espírito Santo

Indústria - desocupação
Foto: Agência Brasil

Apesar do desempenho negativo, a indústria capixaba manteve o nível de empregos

A indústria capixaba fechou o primeiro trimestre do ano com 214 mil trabalhadores. Os números mostram que o nível de empregos no setor se manteve estável em relação ao último trimestre do ano passado (213 mil). Houve crescimento de 5,5% na comparação com os primeiros três meses de 2017. As informações fazem parte da análise do Ideies com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD).

Os dados revelam que a taxa de desocupação no Espírito Santo aumentou 0,9 pontos percentuais no Estado em relação ao trimestre anterior. Porém, o indicador sofreu queda de 1,9 p.p. na comparação com o primeiro trimestre de 2017. O resultado capixaba foi melhor que a média nacional, que apresentou taxa de desocupação de 13,1% no primeiro trimestre.

Para o diretor-executivo do Ideies, Marcelo Saintive, o resultado deve ser analisado com cautela. “Embora o número de pessoas trabalhando na indústria capixaba tenha permanecido constante nesse último trimestre, o que é um ótimo resultado para o setor, em termos gerais, o mercado de trabalho capixaba dá sinais de indefinição ao voltar a crescer após três trimestres de quedas consecutivas”, detalhou.

Análise do Ideies

Após três trimestres consecutivos de redução, a taxa de desocupação do Espírito Santo no 1º trimestre de 2018, medida pela PNAD Contínua do IBGE, voltou a crescer e ficou em 12,5%, patamar inferior ao do país (13,1%).

Entretanto, se comparado aos três primeiros meses de 2017, a taxa de desocupação no Ereduziu em 1,9 ponto percentual (p.p). A capital, Vitória, registrou uma taxa de desocupação de 12,2%, número um pouco menor do que a média estadual e 0,8 p.p superior ao do mesmo trimestre do ano anterior.

O nível de ocupação atingiu um patamar de 56,2% no Espírito Santo, queda de -0,7 p.p em relação ao trimestre imediatamente anterior e crescimento de 3,0 p.p na comparação com o mesmo trimestre de 2017. No Brasil, o nível de ocupação variou -0,9 p.p em relação ao período imediatamente anterior e atingiu 53,6% no primeiro trimestre desse ano.

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!