Suicídio: tema tabu em debate no ES

Reprodução - Internet

O Espírito Santo recebe um debate importante para a sociedade: a previsão do suicídio. Começa, nesta quinta-feira (30), o II Congresso Brasileiro de Prevenção de Suicídio.

Com uma programação variada e com enfoques múltiplos, a agenda visa a capacitação e o debate aberto sobre os assuntos relacionados com foco principal do encontro. As atividades seguirão até o sábado (1º), data que iniciará a campanha “Setembro Amarelo”.

Protagonizada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), a ação busca trazer o diálogo sobre o suicídio para a sociedade. A promoção do evento é da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção de Suicídio (Abeps).

Oficialmente, a movimentação tem início na quarta-feira (29) com o VI Seminário de Prevenção de Suicídio do Espírito Santo “Fortalecimento da Rede Estadual e Municiais de Saúde Mental”. Um dos destaques é o workshop “Automutilação sem intenção suicida (ASIS): epidemiologia, funções e manejo clínico”, com a especialista Jennifer Muehlenkamp, professora assistente de Psicologia na Universidade de Wisconsin-Eau Claire, nos Estados Unidos. A profissional já publicou mais de 40 artigos de pesquisa e capítulos de livros sobre auto-mutilação, suicídio e outros transtornos relacionados. Ela também é fundadora e presidente da Sociedade Internacional para os Estudos de Auto-Mutilação (ISSS).

Segundo a organização do Congresso, “o suicídio é um assunto de saúde pública, altamente negligenciado no Brasil e em boa parte do mundo, com taxas crescentes em nosso país nas últimas décadas. Ainda não há políticas públicas nacionais de prevenção do suicídio. E lutar por políticas públicas eficazes e efetivas é lutar para a prevenção do suicídio”, informa.

II Congresso Brasileiro de Prevensão de Suicídio
Data: 30 de agosto a 1º de setembro
Local: Centro de Convenções de Vitória
Conheça a programação completa
Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!