Sonda capta som do vento em Marte

Foto: JPL-Caltech/NASA

O equipamento da Nasa, que chegou ao planeta vermelho em 26 de novembro, captou ventos de 18 a 25 km/h

A sonda Insight da Nasa chegou a Marte em 26 de novembro e em tão pouco tempo já transmitiu uma grande novidade: o som de ventos. De acordo com a agência, as rajadas de vento sopram entre cinco e sete metros por segundo (18 a 25 km/h).

Desta forma, dois sensores captaram as vibrações: um de pressão de ar dentro da sonda e um sismômetro no convés do lander, que serão colocados na superfície pelo braço robótico da InSight.

Durante uma conferência por telefone, o pesquisador do Imperial College London, Thomas Pike,  disse que não se sabe muito ainda sobre os efeitos. “Estes são os primeiros quinze minutos de dados que vieram do sismômetro de período curto”, contou.

Já o pesquisador da Universidade de Cornell, Don Banfield, disse que “pessoalmente, ouvir os sons do sensor de pressão lembra estar sentado ao ar livre em uma tarde ventosa de verão, ouvindo as rajadas turbulentas indo e vindo e assobiando por meio dos ouvidos”.

Vale lembrar que esta não é a primeira vez que uma sonda capta este tipo de som. Em 1976, os landers Viking 1 e 2 da Nasa também captaram sinais do vento em Marte quando pousaram no planeta. No entanto, eles o mediram em taxas de amostragem mais baixas, não em frequências que seriam audíveis.

*Da redação com informações da AFP

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!