24.9 C
Vitória
sábado, 20 abril, 2024

Comércio exterior: soja representa 16% das exportações no 1º semestre

Segundo a FGV, as commodities dominaram as saídas para outros países, destacando-se também o minério de ferro e o petróleo

Dados do Indicador do Comércio Exterior (Icomex) apontam que a soja respondeu por 16% das exportações do Brasil no primeiro semestre de 2018. O dado é relativo ao mês de junho e foi divulgado nesta quinta-feira (19).

A análise foi realizada pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre FGV). Segundo a instituição, se somarmos o minério de ferro e o petróleo, o percentual chega a 33%.

- Continua após a publicidade -

A participação da China na pauta das exportações continua crescendo. O país asiático mantém-se como principal destino dos produtos brasileiros. Inclusive, já ultrapassou a parcela dos 28 países da União Europeia. Segundo a publicação, as exportações brasileiras para a China cresceram 26% no primeiro semestre do ano.

Segundo a FGV, é forçosa a necessidade de “se discutir uma nova agenda da política de comércio exterior do país”. O primeiro motivo é a pauta de exportações do país que tem se concentrado em poucas commodities. Depois porque a China vem ganhando participação como país destino dos produtos brasileiros.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA