O site do Banestes mudou. Com as adaptações feitas em seu layout, tornou-se, a partir desta segunda-feira (15), acessível também às pessoas com deficiência visual
Essa iniciativa alinha o Banco aos padrões de acessibilidade universal e proporciona um maior conforto e autonomia aos usuários cegos ou com baixa visão (acuidade visual entre 5% e 30%).
“As imagens são maiores e aparecem em menor quantidade. Já as cores mais fortes ganharam tonalidades mais brandas, para melhor visualização pelos clientes que possuem baixa visão”, diz o diretor de Tecnologia do Banco Pedro Paulo Braga Bolzani.
As informações foram também reorganizadas de forma lógica, com a sequência cabeçalho, menu principal, conteúdo principal, conteúdo secundário e rodapé. Essa organização, explica Bolzani, proporciona aos usuários de leitores de tela uma experiência muito próxima da de quem utiliza a navegação visual e está dentro do padrões estabelecidos pelo e-MAG.
E-MAG é o Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico. Consiste em um conjunto de recomendações a ser considerado para que o processo de acessibilidade dos sítios e portais do Governo brasileiro seja conduzido de forma padronizada e de fácil implementação.
Protótipo
Para assegurar que o serviço estaria realmente adequado às necessidades dos deficientes visuais, um protótipo do site foi apresentado ao Setor Braille da Biblioteca Pública Espírito Santo Levy Cúrcio Rocha (BPES), que é referência no assunto. Possui cinco computadores equipados com sintetizadores de voz, que fazem a leitura de programas e de sites para os deficientes visuais, e reúne um acervo com mais de 600 livros em Braille e 200 audiolivros.
A equipe responsável pelo desenvolvimento do Projeto Acessibilidade no Site Banestes, capitaneada pelo analista de Tecnologia da informação e Comunicação Pablo de Oliveira Silvano, buscou também informações no Instituto Luiz Braille, em Vitória.
Sandro Bermudes Machado, responsável por auxiliar os usuários do Setor Braille da BPES e por adaptar materiais impressos ao sistema Braille, contribuiu no processo de homologação da nova versão do site.
“A nova página do Banestes na internet vai propiciar ao deficiente visual a igualdade de acesso às informações sobre produtos e serviços da instituição”, afirmou ele. Algumas de suas sugestões para melhoria da acessibilidade no site do Banestes foram acatadas pela equipe de desenvolvimento do Projeto.