22.1 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Sinduscon-ES lança “Censo Imobiliário Especial 10 anos”

Sinduscon-ES lança “Censo Imobiliário Especial 10 anos”Mostrar a relevância do setor da construção civil para o crescimento e fortalecimento da economia do Espírito Santo. Foi com este foco que aconteceu, nesta quinta-feira (1º), o café da manhã de lançamento do “Censo Imobiliário Especial 10 anos”, promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado (Sinduscon- ES).

A publicação reúne todos os Censos Imobiliários realizados pela Comissão de Economia e Estatística do Sinduscon-ES desde 2002 e demonstra, por meio do levantamente dos dados, a participação do setor na economia capixaba. O Censo é realizado semestralmente produzindo uma análise dos empreendimentos residenciais e comerciais e das principais tendências de mercado.
A partir das informações é possível perceber que houve crescimento contínuo na construção de empreendimentos. Em 2002, quando iniciaram-se as avaliações, o número era de 7.870 contruções, já no último Censo realizado foram mapeados 33.191 nos municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra.
Os municípios de Vila Velha e Serra foram os que mais se destacaram, apresentando crescimento em todos os períodos. Essa evolução tem reflexo imediato na geração de emprego e renda Além disso, proporciona a “participação das micro e pequenas empresas (MPE) desse setor a partir do encadeamento produtivo”, ressalta o diretor superintendente do Sebrae-ES, José Eugênio Vieira.
O material ainda divulga os resultados do índice de Velocidade de Vendas (IVV), que é utilizada para identificar as variações nas ofertas e vendas de imóveis na Região Metroppolitana de Vitória. O IVV é caracterizado pelos resultados por amostragem, abrangendo os lançamentos e as vendas num determinado período.
Dados do material apontam que o período mais expressivo das vendas no setor ocorreu no mês de maio de 2011, com 11,18%, justificado pela realização do Feirão da Caixa. De acordo com o presidente do Sinduscon-ES, Constantino Dadalto, há que se observar, também, que os investimentos no setor imobiliário superaram as outras formas de investimento devido a valorização que é de 13% ao ano.
Constantino ressalta ainda que, “o mercado tem se desenvolvido de forma natural, atendendo às demandas. Pudemos verificar isso com base nos índices do IVV que mostram que o que está sendo construído está sendo vendido”. Ele ainda acredita que, neste ano, vai haver um crescimento maior das vendas a partir do segundo semestre devido à estabilização na economia externa.
A pesquisa teve início em janeiro de 2011, por meio de uma parceria entre o Sinduscon-ES, a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Estado (Ademi-ES) e do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Estado (Creci-ES) e que contou com o apoio do Sebrae-ES e da Findes.
Em sua 20ª edição o Censo é apresentado de uma forma mais completa, visando a proporciionar ao usuário dessas informações um melhor entendimento das análises realizadas. O levantamento leva em consideração as seguintes características: tipologia, área privativa, total de unidades em construção, total de unidades disponíves, estágio das obras, preço de venda mínimo e máximo.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA