Sicoob se torna a quinta maior rede de atendimento do país

Foto: Joacir Azeredo

A instituição financeira ultrapassou o Santander no número de pontos de atendimento, segundo o Banco Central

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Banco Central, o Sicoob passou a ser a quinta maior rede de atendimento do Brasil. Com 2.697 agências em todo o país, a instituição financeira cooperativa ultrapassou o banco Santander, que ocupava a posição anteriormente. A liderança é do Banco do Brasil, seguida por Bradesco, Caixa Econômica Federal e Itaú.

O sistema cooperativo alcançou a colocação devido à expansão do número de agências no último ano, enquanto as demais instituições financeiras fecharam vários pontos em todo o País. No Espírito Santo, foram sete novas agências inauguradas em 2017.

Para o presidente estadual da instituição, Bento Venturim, qualidades como o bom desempenho e a proximidade que as cooperativas têm conseguido transmitir à sociedade justificam o crescimento contínuo do modelo cooperativista de gestão financeira. “Somente aqui no Estado, mais de 235 mil já participam do Sicoob ES, pois perceberam o potencial transformador da instituição, as facilidades e as características que o tornam atrativo. A tendência é de que esse número só venha a aumentar”, disse.

Foto: Joacir Azeredo

Venturim ressalta que, por meio das cooperativas de crédito, a gestão das finanças passa a ser mais equilibrada, inclusiva e sustentável, uma vez que é alicerçada nos moldes da economia compartilhada, onde se busca a construção em prol de pessoas ao invés da obtenção de lucro.

Diretor de operações do Banco Cooperativo do Brasil, Ênio Meinen, afirma que atualmente, o Sicoob é a única instituição presente em cerca de 600 municípios pequenos em todo o Brasil, onde os bancos têm diminuído a sua atividade devido a redução de estruturas físicas.

Já o diretor-executivo do Sicoob ES, Nailson Dalla Bernadina, destaca que apesar do amplo investimento em melhorias nos canais digitais, o Sicoob ES dá prosseguimento ao seu planejamento de ampliação das áreas de atuação, que atualmente contempla 70 dos 78 municípios capixabas. Hoje são 104 agências no Espírito Santo e mais 11 no estado do Rio de Janeiro, onde a instituição financeira cooperativa também tem atuação.

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!