26 C
Vitória
sexta-feira, 29 março, 2024

Serra retira mais de 85,5 mil toneladas de entulho das ruas

O número é superior ao de 2017, quando foram recolhidas 70 mil toneladas de restos de pequenas obras de construção civil, móveis velhos, restos de podas de árvores misturados ao lixo doméstico

A Prefeitura da Serra retirou das ruas cerca de 85.529 toneladas de entulhos nos dez primeiros meses deste ano, de acordo com a equipe das secretaria de Meio Ambiente (Semma) do município.

De acordo com a prefeitura, o número é superior ao de 2017, quando foram recolhidas 70 mil toneladas de restos de pequenas obras de construção civil, móveis velhos, restos de podas de árvores misturados ao lixo doméstico.

- Continua após a publicidade -

A ação “Serra Limpa é Serra Linda” é uma parceria entre as equipes das secretarias de Meio Ambiente (Semma), Serviços (Sese), Desenvolvimento Urbano (Sedur), por meio do setor de Posturas, e a Guarda Municipal.

Durante a ação, são realizados mutirões de limpeza, blitze abordando veículos carregados de resíduos de construção civil, campanhas de conscientização e aumento da fiscalização e mais rigor para combater os infratores.

A prefeitura criou também uma forma dos munícipes participarem desta ação. Por meio do WhatsApp, os moradores podem enviar fotos e vídeos com denúncias anônimas. O material pode ser encaminhado para o número (27) 99976-2595, informando o endereço e a placa do veículo que descartou o entulho. Com a informação do número da placa, a equipe de fiscalização pode localizar e multar o infrator, além de solicitar a limpeza.

Onde descartar os entulhos?

Os entulhos podem ser descartados nas Áreas de Transbordo e Triagem (ATT): o Projeto João de Barro, localizado na Av. Domingos José Martins, no bairro Novo Porto Canoa; e na ATT Barcelona, Av. Região Sudeste, a 500 metros da BR101, próximo ao Posto BKR, de segunda a sábado, das 8 às 17h.

Cada morador pode levar, no máximo, 15 sacos de ráfia ou 15 carrinhos de mão de entulho, por dia. Para descartar mais de 15 sacos de ráfia, o morador precisa contratar uma caçamba, de empresas credenciadas que são monitoradas pela prefeitura; e tem de dar uma destinação correta para o entulho, conforme prevê a lei 4.764, de 28 de dezembro de 2017, que estabelece multa de até R$ 2.224 para quem não cumpre as regras

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA