Seminário aborda qualidade de vida e respeito aos idosos na Serra

saúde e respeito aos idosos
Foto: Divulgação

Saiba como se inscrever de graça para participar do evento “E velhice, o que é?”, na manhã da próxima quarta (29).

A velhice é uma fase de vida com particularidades, assim como todas as outras (infância, juventude e adulta). A qualidade de vida dos idosos é a preocupação da Unidade Geriátrica do Hospital Metropolitano, localizado na Serra. A equipe multidisciplinar da unidade vai realizar o seminário “E velhice, o que é?”, na próxima quarta-feira (29), às 10 horas.

O encontro abordará assuntos como expectativa de vida, representação social do idoso, cuidados integrados e alimentação. O evento é gratuito.

Inscrições

O evento será aberto a familiares, cuidadores e pessoas do setor da saúde. Os interessados devem se inscrever pelo telefone 2104-7089 ou pelo e-mail [email protected]

Segundo Lívia Terezinha Devens, que é a coordenadora da unidade, a velhice tem de ser vivida com naturalidade, pois é uma continuação da fase adulta. “Conhecer o processo de envelhecimento, com as transformações corporais e psicológicas que ocorrem, como as mudanças de responsabilidades e de papeis na família, entre outras, é muito importante para evitar problemas de saúde causados por desinformação”, explica.

Respeito e saúde

A velhice é a fase mais longa da vida do ser humano. Porém, recebe pouquíssima atenção e cuidado da maioria de nós, por existir sobre ela uma visão distorcida. É o que afirma a geriatra Lívia Terezinha Devens.

Ela destaca que o idoso com algum problema de saúde, ainda que leve, deverá ser avaliado por profissionais de diferentes áreas da saúde. Além do médico, o nutricionista, o fisioterapeuta, o educador físico, o fonoaudiólogo e outros irão proporcionar cuidados para manter a qualidade de vida.

A alimentação, por exemplo, é um dos grandes desafios de quem passou dos 60 anos, de acordo com a nutricionista Tatiana Lessa. “Algumas limitações podem dificultar ou até mesmo impossibilitar que o idoso consuma alimentos que antes faziam parte da sua rotina. Vamos mostrar que existem ferramentas para minimizar esse problema, de forma a devolver o prazer desse momento para ele e a família, e tentar desfazer mitos sobre a alimentação nesta fase”, explica.

Serviço
Seminário da Unidade Geriátrica do Hospital Metropolitano –E velhice, o que é?
Data: 29 de novembro – das 10h às 12h
Local: Espaço Metropolitano de Eventos (EME) – primeiro andar do Edifício Metropolitano Tower, prédio ao lado do Hospital Metropolitano.
Inscrições e informações: 2104-7089 ou [email protected]
Endereço: Avenida Eudes Scherrer Souza, 488 – Laranjeiras, Serra.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome