Fundo de apoio à agricultura familiar recebe projetos

Foram beneficiadas diretamente 233 famílias na primeira edição (Fotografia - Divulgação)

O Funsaf é um mecanismo criado para democratizar o acesso aos recursos financeiros para as associações, cooperativas e organizações de apoio à agricultura familiar do Espírito Santo.

Segue até 15 de outubro as inscrições de projetos para o segundo edital do Fundo Social de Apoio à Agricultura Familiar (Funsaf), gerenciado pela secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). Nessa edição, estão sendo disponibilizados R$ 3 milhões.

O recurso pode ser pleiteado por associações e por cooperativas da agricultura familiar do Espírito santo para apoiar iniciativas que busquem o desenvolvimento dos empreendimentos rurais. O objetivo é contribuir para que eles se tornem mais produtivos e sustentáveis.

O Funsaf conta com o apoio técnico e financeiro integrado do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e do Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf).

O Fundo é gerenciado por um comitê gestor composto por representantes do governo e da sociedade civil organizada. A análise, a avaliação e a seleção dos projetos são realizadas por uma comissão especial e uma câmara técnica constituída por representantes da Seag, do Incaper e do Idaf.

Edital do Funsaf

O formulário de inscrição junto com a documentação necessária deve ser impresso e encaminhado por correspondência (via carta registrada) ou protocolado na sede da Seag. Mais detalhes e informações pelo endereço: seag.es.gov.br/funsaf .

Em 2016, foram contratados sete projetos de associações de assentamentos de reforma agrária por meio do fundo. Foram beneficiadas diretamente 233 famílias dos municípios de Guaçuí, Mantenópolis, Montanha, Pedro Canário, Santa Teresa, Itapemirim e Linhares. Os recursos foram investidos para entrega de dois caminhões, dois tratores, 15 implementos agrícolas, duas unidades de beneficiamento de café e pimenta-do-reino e uma unidade de beneficiamento de frutas.

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!