26 C
Vitória
quarta-feira, 24 abril, 2024

Sebrae premia mulheres empreendedoras

Luiz Barreto e Maria de Fu00e1tima Santana de Oliveira

O Sebrae divulgou na última quinta-feira (16), na sede da instituição em Brasília, as vencedoras da 7ª edição do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. O objetivo da premiação é reconhecer e dar visibilidade às histórias de vida de mulheres que conseguiram superar dificuldades e construir negócios de sucesso. Das 17 finalistas, foram premiadas as duas primeiras de cada categoria.

Patrícia Paz Silva, diretora da empresa de incineração de material hospitalar Moura & Paz, de Vilhena (RO), foi premiada na categoria pequenos Negócios e Maria de Fátima Santana de Oliveira, presidente da Associação de Artesãos de Tamboril (Tamboriarte) da cidade de Tamboril (CE), na categoria Negócios Coletivos.

- Continua após a publicidade -

O reconhecimento é promovido pelo Sebrae em parceria com a Federação das Associações de Mulheres de Negócios Profissionais do Brasil (BPW-Brasil) e Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), com o apoio da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Lançado em 2004, o prêmio está na sua sétima edição e, considerando a crescente procura, vem atingindo seu objetivo. Ao todo já se inscreveram na premiação 14.823 mulheres. Em 2004 foram 700; em 2005 o número dobrou para 1,4 mil. Em 2006 passou para 1.453. Em 2007, 2.180 mulheres se inscreveram; em 2008 pulou para 2.687. Em 2009, foram 3.047 concorrentes; e em 2010 o número chegou a 3.356 mulheres inscritas.

“Em 2001, apenas 29% das mulheres eram empreendedoras, e hoje já são 49%, quase o dobro do início da década. As mulheres brasileiras são empreendedoras por natureza, sabem como superar os desafios e enfrentam as dificuldades com muita luta e perseverança. Para o Sebrae, é uma satisfação muito grande premiar estas bravas brasileiras que erguem a bandeira do empreendedorismo e lutam por um país com maior geração de emprego e renda”, ressalta o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

A ministra Iriny Lopes, da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres (SPM) da Presidência da República, também participou do evento. “Os objetivos comuns que temos com o Sebrae são em torno da autonomia da mulher. Estamos analisando novas parcerias para ampliar a capacidade produtiva da mulher e a presença feminina no desenvolvimento econômico do país”, ressaltou.

Além das duas vencedoras, o Sebrae premiou outras sete empresárias com o troféu prata. São elas: Cláudia Regina Marcon Thomé, da Começo de Vida, de Concórdia (SC); Silvia Lobato, da Boobambu Academia da Criança, de Brasília (DF); Terezinha Santana da Silva, presidente da Associação dos Moradores e Produtores Rurais da Estrada do Amapá (Amprea), Rio Branco (AC); Joseane Muniz Brandão, da Eletricar Baterias, Campina Grande (PB); Deolinda Cavalcante Saraiva, da Pousada D’Amoras, Conservatória (RJ); Lydia Maria Fugnati Fedrigo, presidente do Instituto Eurobase de Londrina (PR); e Rosana Sanjuliano, presidente da Nossa Cooperarte, de São Paulo (SP).

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA