29.4 C
Vitória
sexta-feira, 29 março, 2024

Sebrae discute sustentabilidade

Sebrae discute sustentabilidadeEvento em Cuiabá chama atenção de micro e pequenas empresas para o tema
Com a proximidade da Conferência das Nações Unidas Rio+20, em junho, no Rio de Janeiro, o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), em Cuiabá (MT), realiza uma série de atividades para promover o assunto. O Sebrae é apoiador oficial da Rio+20 e trabalha para que os gestores de micro e pequenos negócios se sensibilizem para a pauta do desenvolvimento e da sustentabilidade. A proposta é reforçar o conceito de práticas sustentáveis associadas à inclusão social e geração de trabalho e renda.

Um dos eventos do CSS será o Seminário Sebrae de Sustentabilidade, no próximo dia 11 de abril. O evento tem o objetivo de chamar a atenção de micro e pequenas empresas para a importância do tema. O presidente e o diretor-técnico do Sebrae Nacional, Luiz Barretto e Carlos Alberto dos Santos, respectivamente, participarão do seminário.

- Continua após a publicidade -

“A sustentabilidade é um dos temas mais importantes do século 21, está no eixo da inovação, e não pode ficar restrita ao universo do governo e de multinacionais. Os pequenos empreendedores precisam incluir o conceito na rotina deles, sob o ponto de vista ambiental, econômico e social”, aposta Barretto.

De acordo com a coordenadora do CCS, Suênia Cordeiro, nos últimos 12 meses, dois assuntos foram prioritários nas ações da unidade: gestão de resíduos e eficiência energética. Por meio da página do centro na internet é possível conhecer a agenda de eventos da instituição e obter informações, notícias, dicas, cartilhas e entrevistas sobre histórias de sucesso de empreendedores que apostaram na sustentabilidade para crescer.

“O site é um canal de interação com os empresários, com informações e referências sobre a economia verde para as micro e pequenas empresas”, afirma a coordenadora. O Centro de Sustentabilidade do Sebrae está instalado em um prédio que utiliza materiais e tecnologias de baixo impacto ambiental. A água da chuva, depois de captada, é usada em bacias sanitárias e na irrigação do paisagismo.
O mesmo cuidado se aplica à iluminação natural que é totalmente aproveitada, gerando uma economia que corresponde à metade do que seria gasto em energia elétrica. Outro ponto trabalhado pelo CSS é a eficiência energética: são utilizados amplos vidros e lâmpadas de LED.

Confira a programação do Seminário Sebrae de Sustentabilidade:

8h30 – Abertura, com o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barreto, e o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae em Mato Grosso, Jandir Milan.
9h – Palestra sobre Desenvolvimento Sustentável: oportunidades e desafios para os pequenos negócios”, com a participação do diretor-técnico do Sebrae Nacional, Carlos Alberto dos Santos.
10h30 – Palestra sobre Sustentabilidade em cadeias de valor, sob a responsabilidade de Paulo Durval Branco.
14h30 – Apresentação dos resultados do Centro Sebrae de Sustentabilidade- Sebrae Nacional e Sebrae do Mato Grosso.
15h – Quando vale a pena ser sustentável. Palestra com Renato João Orssato, da Fundação Getúlio Vargas.

Serviço:
Seminário Sebrae de Sustentabilidade
Data: 11 de abril de 2012 (quarta-feira)
Hora: 8h30
Local: Rua 5, Centro Político Administrativo – Cuiabá, MT
Informações: (65) 3648-1270

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA