Salão Sabores 2017 é destaque na gastronomia capixaba

Foto: Jackson Gonçalves

O evento, que se encerra nesta terça-feira (29), traz como tema uma das mais relevantes influências culturais e gastronômicas do Espírito Santo: a Cozinha Ítalo-Capixaba

A 17ª edição do Salão Sabores, um dos maiores eventos de negócios em Gastronomia e Hotelaria do Espírito Santo, se encerra nesta terça-feira (29). O evento, que está sendo realizado no Centro de Convenções de Vitória, em Santa Lúcia, reúne em um só lugar profissionais, estudantes e especialistas da gastronomia capixaba e nacional.

A abertura oficial do Salão Sabores contou com a presença do senador Ricardo Ferraço, da deputada estadual Luzia Toledo, do secretário de Turismo, Trabalho e Renda de Vitória, Leonardo Krohling, representando o prefeito Luciano Resende, de representantes de empresas parceiras e de estudantes das principais faculdades e universidades de gastronomia do Espírito Santo.

Neste ano, o evento traz o tema de uma das mais relevantes influências culturais e gastronômicas do Espírito Santo: a Cozinha Ítalo-Capixaba. No local, que possui uma infraestrutura que possibilita absorver o aumento da quantidade de expositores em relação a edição anterior, também permite maior conforto aos participantes para realização de negócios e networking.

A programação do evento está bem diversificada e conta com rodada de negócios do Sebrae/ES, caravanas empresariais, aulas show com chefs capixabas de destaque e de outros estados, além de ciclo de palestras técnicas com temas visando trazer inspiração aos empresários, executivos e gestores, acerca de tecnologia, economia nos setores de gastronomia, hotelaria e bares e restaurantes, sucesso nos negócios com mídias sociais, inovação aplicada aos segmentos envolvidos, reforma trabalhista e cervejas artesanais.

Durante o evento, o diretor da Wis Educação, Leonardo Carraretto, ministrou a palestra “Alavancando os negócios por meio das mídias sociais”. Ele disse que a intenção da palestra era “despertar a atenção dos empresários e envolvidos com a gastronomia que as mídias sociais vão além das plataformas e que há a necessidade de sempre reinventar para que o negócio tenha sucesso”.

Além disso, houve a cerimônia de entrega do 1° Prêmio Amores ABIH-ES 2017 em que três capixabas, que contribuíram com o turismo do Espírito Santo no ano de 2016, foram homenageados com uma peça exclusiva em mosaico assinada pela artista plástica Betânia Costa.

O palestrante e coordenador técnico da programação, chef Juarez Campos, afirmou que a gastronomia capixaba evoluiu e o evento surgiu para destacar os talentos e o que há de melhor no Estado. “Todo país rico tem uma gastronomia forte e o turismo faz parte dessa gama. Estou orgulhoso em coordenar o Salão Sabores, pois apenas um terço dos chefs que estão palestrando aqui são de outros Estados e o restante são todos da nossa terra. O Brasil se tornou o maior celeiro de chefs acima de 25 anos”, frisou.

Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Espírito Santo (ABIH-ES), Gustavo Guimarães, comentou que o evento é um dos mais importantes para o setor de turismo. “É um orgulho muito grande para a Associação estar entre o meio da gastronomia. As informações e conteúdos apresentados nesta feira será o que determinará a tendência na gastronomia do Espírito Santo”, destacou.

Já o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, destacou que o evento é fundamental para alavancar o setor de turismo do Estado. “Estamos investindo em turismo e, é claro, que turismo se faz com gastronomia. Investimentos com hotelaria, capacitação, tudo isso é necessário para que o Espírito Santo seja referência no setor. Qualificação profissional é a palavra de ordem, e o Salão Sabores visa a atuar nessa vertente”, completou o prefeito.

O evento conta com a realização do Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Espírito Santo (Sindbares), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Estado (Abrasel-ES), Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Espírito Santo (ABIH-ES).

Confira a galeria de fotos do evento aqui

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome