Rumos da Educação Profissional

Para os próximos anos, uma das opções é pensar em carreiras que envolvam criatividade e relacionamento.

Em 2017, o Senac ES completou 70 anos de atuação no Estado, promovendo Educação Profissional de qualidade. A celebração desta data foi muito especial, pois são sete décadas sendo referência numa área de grande valor, que possibilita a transformação de vidas, condiciona a realização de sonhos e que oferece a maior e melhor ferramenta para transformar o mundo. No decorrer desses anos, qualificamos milhares de pessoas, contribuindo para que o mercado de trabalho tivesse acesso a profissionais bem preparados para atuarem no segmento do comércio de bens, serviços e turismo.

Em 2018, a instituição se apresenta para a sociedade com um olhar para o futuro, investindo em espaços de educação profissional, contando com oito unidades distribuídas de norte a sul do estado, um hotel escola, de suas carretas escola e da EAD. Sempre atenta às demandas do mercado e para atender à crescente procura do público por capacitação profissional, mais duas escolas serão providenciadas, nos municípios de Serra e Cariacica.

Profissões do futuro

Sempre atento e antecipado às necessidades e exigências do mercado, identificamos que existe uma tendência na maioria dos setores da economia (incluindo financeiro, varejo, bens de consumo, entre outros) da migração do ponto de venda e do relacionamento com os clientes para plataformas on-line e de e-commerce. Os profissionais de marketing digital vêm se fortalecendo cada vez mais. Logo, trata-se de uma área em ascensão, e por isso estamos inserindo em nosso portfólio novos cursos, a fim de atender este nicho de alunos e profissionais deste ramo.

Uma outra oportunidade de qualificação ofertada pelo Senac envolve o profissional que atua em empresas que desejam minimizar os riscos, e até prejuízos, pois lidam com a venda de produtos e serviços e assim ficam mais suscetíveis a consumidores que não cumprem com seus compromissos regularmente. Dessa maneira, o Senac traz em sua programação cursos como Administração de Contas a Pagar, Receber e Tesouraria, Cadastro, Crédito e Cobrança, dentre outros, com o intuito de preparar profissionais que visam contribuir com análises mais aprofundadas e evitar que uma empresa conceda crédito a quem não tem condições de arcar com as dívidas.

Em momento de reestruturações nas empresas, a área de logística também ganha destaque por ter um grande custo concentrado. Ter o profissional correto liderando esse departamento, traz para empresas a redução de custos e a garantia de qualidade em todos os elos da cadeia logística.

Para os próximos anos, uma das opções é pensar em carreiras que envolvam criatividade e relacionamento. Isso porque são funções que a inteligência artificial ainda não consegue reproduzir com precisão.

O mercado está em transformação, muito mais exigente, e só conhecimento técnico não basta

 

As empresas têm almejado profissionais sêniores para valorizar a área de business inteligence, avaliando as mudanças dos hábitos dos consumidores e os impactos financeiros. Áreas como inteligência de mercado devem crescer em 2018.

Profissionais que querem ingressar ou se manter no mercado de trabalho precisam de competências como iniciativa, criatividade, saber trabalhar em equipe e visão empreendedora, que são fundamentais para garantir uma contratação. A preocupação em garantir o desenvolvimento dessas competências é o que permite ao Senac transformar seus alunos em profissionais de qualidade, com alta empregabilidade em sua futura área de atuação.


Dionisio Corteletti, Diretor Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac/ES.

Graduado em Administração de Empresas e também Especialista em Administração e Organização de Empresas Hoteleiras, Gestão Empresarial, Administração da Educação e Gestão Educacional. Atuou na área acadêmica como professor universitário de Administração em Hotelaria e Turismo, no Centro Universitário de Vila Velha, até se dedicar exclusivamente à Direção do Senac ES. Foi Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Abih-ES, nas gestões de 2011 a 2012 e de 2013 a 2014.

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!