24.4 C
Vitória
sexta-feira, 29 março, 2024

Revista ES Brasil completa sete anos

Revista ES Brasil completa sete anosA economia e o empreendedorismo do Espírito Santo ganhavam uma forte aliada em março de 2005. Chegava ao mercado a primeira edição da ES Brasil, publicação inovadora da Next Editorial, focada em negócios e finanças. Nesses sete anos, a revista testemunhou a retomada do crescimento do Estado, que, impulsionado pela chegada do Terceiro Ciclo de Investimentos advindo da cadeia de petróleo, gás e energia, passou a ser a bola da vez no Brasil quando o assunto é desenvolvimento. Em 80 edições, a ES Brasil norteou a classe empresarial capixaba, através de informações estratégicas e matérias que apontavam os rumos da indústria, do mercado de trabalho e da gestão corporativa.

A expectativa de crescimento deste novo Espírito Santo já estampava a capa da primeira edição de ES Brasil. Trazendo “Petróleo no ES, o novo eldorado brasileiro”, a revista já se posicionava como diferencial em termos de conteúdo editorial, oferecendo dados de especialistas sobre assuntos de relevância naquele momento e nos anos que estavam por vir.

- Continua após a publicidade -

De lá para cá, muita coisa aconteceu no Estado e essas conquistas e expectativas passaram todas pelas milhares de páginas de ES Brasil. Além do petróleo, assuntos como a logística, mercado imobiliário, siderurgia, mobilidade urbana, terceiro setor, ações governamentais e os investimentos anunciados no Espírito Santo foram constantemente abordados, em matérias aprofundadas e que sinalizavam os segmentos de destaque e as oportunidades para a economia local.

Os desafios e gargalos para o crescimento do Estado foram mostrados e revisitados nesse período. Já em sua terceira edição, a ES Brasil tinha como matéria principal “Trânsito: como evitar o caos”, assunto ao qual voltou em diversas ocasiões, avaliando as soluções implementadas, as metas estabelecidas e o progresso da questão.

Em outubro de 2005, ES Brasil vislumbrava o crescimento imobiliário e o que o Estado precisaria para comportar tanta gente que chegava, atraída pelo momento ímpar de desenvolvimento local. Em março de 2008, o mercado de imóveis voltou à pauta em uma matéria de capa, com informações atualizadas sobre a oferta e procura do mercado. E retornaria em fevereiro de 2012, na edição 79, com os novos caminhos para o segmento.

ES Brasil também se preocupou desde o início com o crescimento sustentável do Estado, em pautas de primeira necessidade para o povo capixaba. E que necessidade maior pode haver que a água, indispensável para a vida? Essa foi a pergunta lançada na matéria “Água, podemos crescer sem ela?”, de maio de 2006. O recurso natural continuou em evidência anos depois, em fevereiro de 2011, com a revista indagando “Os mananciais capixabas estão preparados para o que está por vir?”. E finalmente, agora em março de 2012, o assunto motiva uma grande entrevista com Carlos Tucci, especialista internacional em recursos hídricos.

A radiografia econômica do Estado
A cobertura de eventos de destaque foi outra grande marca da ES Brasil nesses sete anos. Da Cachoeiro Stone Fair ao Carnaval de Vitória, da Feira da Associação dos Supermercados (Acaps) ao Festival de Alegre, todos os fatos que movimentaram a economia e a sociedade capixaba foram mostrados nas páginas da revista. O leitor acompanhou, em primeira mão, o lançamento de grandes plantas, investimentos a curto, médio e longo prazos, parcerias e metas estabelecidas. As novidades de empresas como ArcelorMittal Tubarão, Petrobras, Samarco, Fibria, Vale, Garoto, Cesan, seus projetos e impactos para a sociedade foram apontados. O que foi e é notícia está em ES Brasil, que se coloca como radiografia mensal do Espírito Santo.

Sempre buscando responder questões em pauta no meio empresarial, ES Brasil abordou temas como mão de obra qualificada e mostrou o que é preciso para se preencher as milhares de vagas projetadas pelo mercado de trabalho do Espírito Santo. Apontou ainda como está papel da mulher no mundo dos negócios, a importância da inteligência corporativa, o mercado para pessoas recém-formadas e também para as mais experientes. Norteou ainda o empresário capixaba a respeito do acesso ao crédito, algo fundamental para quem deseja ver seu negócio crescer. A ES Brasil fez inclusive ao empreendedor a pergunta “quanto vale sua empresa?”, sem esquecer de apresentar fórmulas para que o leitor pudesse descobrir o real valor de seus negócios.

Nos artigos de especialistas e autoridades, a revista levou ao seu leitor informação de credibilidade em áreas como finanças, segurança, gestão, recursos humanos e produção. A ES Brasil também cobriu de forma ampla o cenário político capixaba, mostrando o trabalho de vereadores e prefeitos, deputados e senadores. Do Palácio Anchieta, sede do Governo do Estado, vieram inúmeras notícias: de investimentos, de acordos firmados, de vitórias de sindicatos e segmentos. As novidades acadêmicas, os lançamentos tecnológicos e os grandes fornecedores de serviços também estiveram em foco nestes sete anos, em pautas de interesse de toda a cadeia produtiva do Estado.

Em constante evolução
Como um espelho das mudanças – para melhor – do Espírito Santo, a ES Brasil também passou por alterações nessas 80 edições. Colunas foram acrescentadas e projeto gráfico foi sendo lapidado, tal qual um diamante. Tudo para oferecer ao leitor uma melhor navegabilidade. Obviamente, as novidades introduzidas não mudaram a essência da revista: ser uma referência para o empresário capixaba quando se fala em empreendedorismo, qualidade de vida, carreira, economia e inovação.

No campo da comunicação, a revista contou, em boa parte de sua trajetória, com a Target, espaço impresso mais tradicional da propaganda local. A Target volta neste mês a ser um produto independente, encadernada separadamente, mas circulando junto à ES Brasil. Também consolidado no seu mercado, a Target é a publicação das novidades da publicidade capixaba, reportando toda a atuação das agências, gráficas, empresas de mídia exterior, entidades não governamentais e sindicatos.

Em sete anos, a ES Brasil esteve ao lado do empresário capixaba no sobe e desce do mercado, tanto nos momentos de otimismo em função de novos projetos ou no período de incertezas por conta de crises internacionais com desdobramento local. Essa fidelidade é renovada junto aos leitores, antigos, recentes e futuros, a cada matéria, a cada coluna. Que venham os próximos sete anos.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA