Os desafios da retenção de talentos

O segredo do sucesso nas organizações está em investir nos seus profissionais

Atualmente, um dos grandes desafios do comércio, dentre outros de igual importância, é o de montar uma boa equipe. A atração, a manutenção e a contínua motivação de um quadro que tenha competência, habilidade e formação suficientes tornou-se um grande desafio. E, no momento em que esse objetivo é inicialmente alcançado, surge o fenômeno conhecido como “turnover”, que é a rotatividade de pessoal por diversos fatores.

O primeiro passo para criar um time campeão é a atração desses talentos. Deve-se investir em um bom processo de seleção para captar profissionais que possuam afinidade com o tipo de atividade e com os valores da empresa. É colocar a pessoa certa no cargo certo, de forma que se possa desenvolver a função conforme o seu conhecimento e habilidade.

Pronto: foi criado um belo time. E como faremos para mantê-los no quadro de funcionários?

É preciso criar um clima de pertencimento com esses profissionais que ingressam na empresa. Recebê-los através de um processo de ambientação é fundamental para o processo de integração, pois é nesse momento que é criado o senso de desenvolvimento e pertencimento. Esse momento de integração pode ser feito através de vídeos, seminários, dinâmicas, palestras, entre outros meios. Contudo, é essencial que sejam esclarecidas dúvidas como o uso do espaço físico, direitos e deveres, benefícios, planos de cargos e salários, cultura organizacional, entre outras dúvidas trazidas pelos novos profissionais. É um ótimo momento de falar, mas, também, é um excelente momento para ouvir, principalmente as percepções trazidas pelos novos contratados.

Nosso time está em campo. Embora bem alocados e inicialmente motivados, se deparam em barreiras que desequilibram todo o esforço inicial. Essas barreiras são os desgastes do dia a dia, carga horária de trabalho nos fins de semana e feriados, consumidores de diversos gêneros, lideranças desmotivadoras e a concorrência que está disposta a investir e contratar o seu profissional. E agora? Como fazer para reter esses talentos sem onerar ainda mais a folha de pagamento?

É claro que ter uma política salarial através de um plano de cargos e salários é essencial. Porém, muitas vezes as empresas não podem oferecer tal política. O segredo do sucesso nas organizações está em investir nos seus profissionais, trabalhando as práticas de gestão de pessoas para obter vantagem competitiva e sucesso organizacional de forma sustentável.

As empresas devem investir em uma liderança positiva, que saiba ouvir, dar feedback e que saiba desafiar o profissional, promovendo oportunidades para que este desenvolva o seu potencial e demonstre o seu mérito. E principalmente a empresa deve investir na valorização do capital humano. O profissional precisa sentir-se parte do sistema, perceber-se integrado ao grupo ou ao coletivo em que está inserido.

De um modo geral, para construir uma boa estratégia de retenção, é fundamental conhecer os profissionais, entender o que almejam na empresa, quais as suas expectativas e o que precisam para crescer. É de suma importância reconhecer por mérito, com clareza de critério e de forma significativa, através de elogios, incentivos financeiros, promoções, participações, entre outras estratégias que serão observadas conforme o perfil de cada profissional e a cultura organizacional de cada empresa.


Suzana Carneiro é graduada em Direito; pós-graduada em Direito Empresarial; cursou MBA em Gestão de Pessoas. Compõe o quadro de instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial no Espírito Santo (Senac-ES).

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!