Ruínas do Sítio Histórico de Queimados serão restauradas

Foto: Divulgação

Sítio, que está localizado na Serra (ES), tem importância histórica para o município. O investimento na obra de restauração é de mais de R$ 1 milhão. 

O sítio histórico do Queimado na Serra (ES) será transformado em um museu a céu aberto. Um acordo de Cooperação Técnica Financeira será assinado hoje (20) entre o município e o Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Espírito Santo (Sindicades) para a obra de restauração das ruínas da Igreja São José do Queimado.

Segundo a prefeitura, o investimento da obra será em mais de R$ 1 milhão. A assinatura será durante o evento “Memórias de Uma revolta”, na praça da Estátua, em Serra-sede. O terreno foi doado para a Prefeitura da Serra em 2015. O local tem importância histórica para o município.

“Com a restauração das ruínas, queremos transformar Queimado em um museu a céu aberto, onde as pessoas possam conhecer a história de luta do povo Serrano”, destacou o prefeito, Audifax Barcelos.

Entre abril e maio deste ano, especialistas em arqueologia trabalharam para encontrar artefatos da época dos escravos na área. Foram realizadas atividades de prospecção arqueológica em um raio de 700 metros em torno do que restou do templo. Os trabalhos foram autorizados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

“Serão feitos ajustes na estrutura para garantir a sustentação da igreja, permitindo que as pessoas visitem as ruínas em segurança. Queremos que as pessoas sejam orientadas por guias turísticos e conheçam a história do Queimado”, explicou o seretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Alessandre Motta.

Queimado

Queimado está localizado a cerca de 25 quilômetros da capital Vitória (ES). O sítio histórico foi palco do principal movimento contra a escravidão no Espírito Santo: a Insurreição do Queimado. Esse foi um movimento tão forte que para contê-lo foram necessários forças vindos do estado do Rio de Janeiro, além de capixabas.

Dia: 20 (5ª feira)
Hora: 18h30 (durante o evento Memórias de Uma revolta)
Local: Praça da estátua Chico Prego, Serra-sede, Serra (ES)
Leia mais

Prefeitura da Serra inicia restauração da igreja de São José, em Queimado

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!