23.3 C
Vitória
sexta-feira, 29 março, 2024

Museu do Ipiranga receberá investimento para restauração

O valor doado pela EDP será utilizado para a restauração do patrimônio histórico da cidade de São Paulo

O Museu Paulista, mais conhecido como Museu do Ipiranga, monumento nacional fechado desde 2013, receberá o investimento para restauração do espaço. O valor de R$ 12 milhões será doado pela EDP,00 por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Será firmado um contrato com a Universidade de São Paulo (USP) para apoiar a reforma do Museu. A obra tem duração prevista de 30 meses e a reinauguração está programada para 2022.

- Continua após a publicidade -

Composto por um acervo de mais de 450 mil peças, entre objetos, documentos iconográficos e textuais de até meados do século XX, o Museu do Ipiranga é fundamental para a compreensão da sociedade brasileira.

“Estamos em um momento histórico que é a aproximação do marco do bicentenário da Independência do Brasil. Como maior investidor português no país, não poderíamos deixar de estar presentes em um evento tão importante, junto ao Governo do Estado e à USP. O Museu do Ipiranga é um patrimônio que conecta a memória de Portugal e Brasil, e está no coração do povo brasileiro,” afirmou o presidente da EDP no Brasil, Miguel Setas.

Museu do Ipiranga

O Museu Paulista, popularmente conhecido como Museu do Ipiranga, foi aberto ao público em 1895 no edifício-monumento que ficou pronto em 1890. O prédio de arquitetura neoclássica marca o local onde teria acontecido a proclamação da Independência do Brasil, realizada em 1822, por D. Pedro I, às margens do riacho Ipiranga.

É um órgão da Universidade de São Paulo, integrado desde 1963, sendo considerado uma instituição científica, cultural e educacional com atuação no campo da História. Sua curadoria tem como foco a formação e a ampliação de coleções (por meio de doações, aquisições etc), sua conservação física, seu estudo e documentação de seus arquivos.

Uma das obras mais conhecidas de sua coleção é o quadro Independência ou Morte, pintado em 1888 pelo artista Pedro Américo. Esse espaço cultural recebia uma média de 350 mil visitantes anuais.

 

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA