23.3 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Leilão do pré-sal desta quinta (7) deve gerar R$ 3,2 bilhões

As áreas que entram na licitação são denominadas Itaimbezinho, Três Marias, Dois Irmãos e Uirapuru, nas bacias de Campos e Santos

A quarta rodada de licitação de áreas exploratórias do pré-sal deve gerar, no mínimo, R$ 3,2 bilhões aos cofres públicos. A expectativa é do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). A quarta rodada de partilha de produção está agendada para ocorrer nesta quinta-feira (7), no Rio de Janeiro.

Serão ofertadas as áreas de Itaimbezinho, Três Marias, Dois Irmãos e Uirapuru, localizadas nas bacias de Campos e Santos. Estão habilitados a participar do certame 16 grupos, o que, segundo a Agência Nacional de Petróleo (ANP), é número recorde. A Petrobras exerceu o direito de preferência em três áreas, de Dois Irmãos, Três Marias e Uirapuru.

- Continua após a publicidade -

Segundo o Ministério de Minas e Energia, as rodadas de licitações de blocos exploratórios são o principal meio de acesso das empresas petroleiras às áreas estratégicas do pré-sal. A partilha tem grande importância para o fortalecimento da indústria petrolífera brasileira.

Somente em abril desse ano, a produção do pré-sal aumentou 2,3% em relação ao mês anterior. Isso corresponde a 54,4% de todo o petróleo e gás produzido no país. Foram produzidos 1,423 milhão de barris de petróleo por dia e 58 milhões de metros cúbicos diários de gás natural.

Leia mais:

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA