Publicada exoneração de Fabiano Silveira do Ministério da Transparência

Pedido de demissão foi feito na noite desta segunda-feira (30), após serem divulgadas gravações comprometedoras na qual Fabiano aparece criticando a Operação Lava Jato

A exoneração a pedido de Fabiano Silveira do cargo de Ministro de Estado da Transparência, Fiscalização e Controle foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (31). De acordo com informações do Palácio do Planalto, Fabiano pediu demissão do cargo no início da noite de ontem (30).

A situação do ex-ministro ficou fragilizada após virem à tona conversas gravadas em que ele aparece criticando a Operação Lava Jato e dando orientações para a defesa de investigados em esquema de desvios de recursos na Petrobras, como o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Segundo a reportagem veiculada pelo programa Fantástico, da TV Globo, as gravações foram feitas por pelo ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, no final de fevereiro.

Nos áudios, Sérgio Machado, Renan Calheiros, Fabiano Silveira e Bruno Mendes, advogado do presidente do Senado, discutem a cobertura da mídia e estratégias de defesa envolvendo a Operação Lava Jato. Em um dos trechos da conversa, Silveira parece orientar Calheiros a não entregar à PGR uma versão de sua defesa para os fatos investigados.

“A única ressalva que eu faria é a seguinte: está entregando já a sua versão pros caras da… PGR, né. Entendeu? Presidente, porque tem uns detalhes aqui que eles… (inaudível) Eles não terão condição, mas quando você coloca aqui, eles vão querer rebater os detalhes que colocou. (inaudível)”, diz Silveira.

Em outra passagem, o presidente do Senado se demonstra preocupado com uma denúncia de que sua campanha teria recebido R$ 800 mil em propinas ligadas à Transpetro. “Cuidado, Fabiano! Esse negócio do recibo… Isso me preocupa pra c…”, afirma o presidente do Senado.

A conversa ocorreu antes de Fabiano Silveira assumir o comando da pasta criada por Temer para substituir a extinta Controladoria-Geral da União (CGU), órgão que era responsável por investigar e combater a corrupção no governo.

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome