24.9 C
Vitória
terça-feira, 23 abril, 2024

Programa de voluntariado é lançado em Vitória

A ideia é criar uma ponte entre as pessoas que precisam de algum tipo de ajuda e os voluntários.

O programa de voluntariado Vitória do Bem, que a Prefeitura de Vitória lança nesta quarta-feira (29), é fruto da contribuição de moradores e organizações de toda a cidade. Sugestões anotadas, foram mapeadas oportunidades em diferentes áreas do conhecimento, como saúde, educação, meio ambiente e, claro, assistência social. A Prefeitura elaborou a Lei do Voluntariado, nº 9.228, publicada em março, viabilizando a atuação de pessoas físicas.

“O lançamento da rede de voluntariados em Vitoria, o Vitória do Bem, é uma das ações mais importantes que fizemos na nossa gestão. Vai dar oportunidade a todas as pessoas que querem ajudar a fazer treinamento, a se relacionar com a Prefeitura de forma segura e poder ajudar em todas as formas: se é um profissional que quer dar algumas horas de trabalho, se tem alguma coisa que possa oferecer à sociedade, enfim… É uma iniciativa que existe em vários locais do mundo e nós estamos nos baseando no trabalho de Florianópolis (SC), que está bastante avançado com grandes e emocionantes resultados”, avaliou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

- Continua após a publicidade -
Mobilização Cidade do Bem

A mobilização reuniu representantes de igrejas, organizações não-governamentais, lideranças comunitárias, vereadores e voluntários, que dialogaram sobre oportunidades, esperança e estratégias para promover a reinserção familiar e social de pessoas em situação de rua em Vitória. Os primeiros encontros foram realizados em agosto do ano passado.

“Precisamos fazer a conexão entre quem precisa de ajuda e quem quer ajudar, porque temos muitas pessoas dispostas a fazer um trabalho voluntário na cidade”, disse, na primeira edição da Mobilização Cidade do Bem, Andreza Brandizzi, do Grupo Ajude o Próximo (GAP). Ela falou da experiência de levar alimentos e outros tipos de ajuda a moradores de rua.

Site “Vitória do Bem”

O evento desta quarta-feira vai marcar também o lançamento do site criado pela Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges) especialmente para estimular e facilitar o trabalho voluntário no município, o “Vitória do Bem”.

No site as pessoas podem se cadastrar, ver as oportunidades de trabalho solidário e também ficar por dentro das campanhas que podem acontecer em alguns momentos específicos, como por exemplo em caso de necessidade de ajuda por causa de desastres naturais, chuvas, etc.

Lei do Voluntariado

O Programa “Vitória do Bem”, criado para que o cidadão comum possa ser um voluntário, só foi possível, graças a Lei do Voluntariado, nº 9,228, que foi publicada em março de 2018. Antes, apenas pessoas jurídicas, como ONGs, podiam prestar serviço voluntário para a Prefeitura de Vitória. Mas com a Lei, pessoas físicas também vão poder atuar, esse é o grande diferencial.

“A lei de voluntariado regulamenta e treina as pessoas para trabalho voluntário na Prefeitura, e nós estamos organizando para que tenhamos uma rede atuando de acordo com os interesses das pessoas, ajudando a cidade, dentro da filosofia da gestão compartilhada, em que todos nós somos prefeitos. O voluntariado existe com muito sucesso em muitos locais do mundo e em Vitória faltava uma forma de regulamentação e organização dessa grande força na sociedade disposta a ajudar em várias áreas”, diz o prefeito Luciano Rezende.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matéria anterior
Próxima matéria

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA