Ufes matricula primeiro aluno com Síndrome de Down

Foto: Reprodução/ Facebook

A matrícula do estudante foi realizada nessa segunda-feira (03) juntamente com os demais candidatos convocados

Vencer a barreira do preconceito e provar a capacidade. Essa é a vontade do estudante Rodolfo Pinheiro Bernardi, que recebeu a notícia de sua convocação para ingressar em uma vaga no curso de Gemologia, ofertado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) no campus de Goiabeiras.

Rodolfo é o primeiro aluno da Universidade, portador de Síndrome de Down. Segundo informações da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e do Núcleo de Acessibilidade da Ufes (Naufes), não há registros anteriores de estudantes com Síndrome de Down na Universidade.

O estudante, de 25 anos, foi convocado na terceira chamada da lista de espera do processo seletivo Sisu/Ufes/2017/1, para ingresso nos cursos presenciais de graduação no segundo semestre de 2017 nos campi de Vitória e São Mateus. A matrícula de Rodolfo foi realizada nessa segunda-feira (03) juntamente com os demais candidatos convocados.

Para a irmã do estudante, Paola Pinheiro Bernardi Primo, a aprovação do jovem “foi uma mistura de êxtase e surpresa. Ele sempre disse que queria estudar na Ufes e ele é muito determinado. Se acontecesse, seria ótimo, mas a gente entendia as limitações. Quando vimos a convocação, foi fantástico. Estamos muito felizes com a realização do sonho dele. Essa é a verdadeira inclusão e o Sisu tem proporcionado isso”.

Acessibilidade

Segundo dados do Naufes, a Universidade possui atualmente 158 estudantes com alguma deficiência (auditiva, visual, física, intelectual, múltiplas deficiências, autismo ou transtorno global de desenvolvimento) em seus diversos cursos. O Núcleo realiza o atendimento a esses estudantes, de acordo com as necessidades que eles apresentam.

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome