Ufes matricula primeiro aluno com Síndrome de Down

Foto: Reprodução/ Facebook

A matrícula do estudante foi realizada nessa segunda-feira (03) juntamente com os demais candidatos convocados

Vencer a barreira do preconceito e provar a capacidade. Essa é a vontade do estudante Rodolfo Pinheiro Bernardi, que recebeu a notícia de sua convocação para ingressar em uma vaga no curso de Gemologia, ofertado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) no campus de Goiabeiras.

Rodolfo é o primeiro aluno da Universidade, portador de Síndrome de Down. Segundo informações da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e do Núcleo de Acessibilidade da Ufes (Naufes), não há registros anteriores de estudantes com Síndrome de Down na Universidade.

O estudante, de 25 anos, foi convocado na terceira chamada da lista de espera do processo seletivo Sisu/Ufes/2017/1, para ingresso nos cursos presenciais de graduação no segundo semestre de 2017 nos campi de Vitória e São Mateus. A matrícula de Rodolfo foi realizada nessa segunda-feira (03) juntamente com os demais candidatos convocados.

Para a irmã do estudante, Paola Pinheiro Bernardi Primo, a aprovação do jovem “foi uma mistura de êxtase e surpresa. Ele sempre disse que queria estudar na Ufes e ele é muito determinado. Se acontecesse, seria ótimo, mas a gente entendia as limitações. Quando vimos a convocação, foi fantástico. Estamos muito felizes com a realização do sonho dele. Essa é a verdadeira inclusão e o Sisu tem proporcionado isso”.

Acessibilidade

Segundo dados do Naufes, a Universidade possui atualmente 158 estudantes com alguma deficiência (auditiva, visual, física, intelectual, múltiplas deficiências, autismo ou transtorno global de desenvolvimento) em seus diversos cursos. O Núcleo realiza o atendimento a esses estudantes, de acordo com as necessidades que eles apresentam.

 

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome