Primeira bicicleta de madeira é lançada no Espírito Santo

Foto: Divulgação/ Astan Bike

Com protótipo ecológico, o modelo vem despertando o interesse de vários empresários em todo o país

Grandes ideias, de fato, devem ser retiradas do papel. E foi exatamente o que dois amigos fizeram ao criar uma empresa especializada em bicicletas feitas a partir de madeira de reflorestamento. A Astan Bike é uma bicicleta urbana, que tem sido utilizada para o lazer e/ ou para o trabalho.

A empresa surgiu em 2014, em Vitória, no Espírito Santo, com os designers industriais Guilherme Pella e Nícolas Rutzen. O projeto é pioneiro no Brasil, e vem despertando o interesse de empresários em todo território nacional.

Com um conceito minimalista, estilo vintage e moderno ao mesmo tempo, a produção mescla a engenharia de treliças com design orgânico, fluido, por meio de suas linhas e nós que reforçam os pontos de impacto ainda mais na bicicleta, aumentando a resistência. Além disso, o corte a lazer proporciona um design preciso.

De acordo com um dos sócios da empresa, o designer industrial Guilherme Pella, o quadro da bicicleta é feito com fibras naturais, que proporcionam o balanço ideal ergonômico de conforto e maciez que um ciclista necessita. “A madeira absorve quatro vezes mais vibrações do que qualquer outro material de quadro. Além disso, a bicicleta pesar apenas 12 kg, dependendo dos acessórios. É um investimento”, contou o designer.

O sistema de freios é contra pedal, projetado para funcionar com todas as peças internas, por isso o funcionamento é progressivo e silencioso. Esse tipo de freio é muito eficiente e possui um tipo de frenagem macia.

Pella reforça que o modelo da bicicleta é ecológico, pois são utilizados materiais que não agridem o meio ambiente. “A bicicleta é feita de diversas fibras naturais, com destaque para a Oiticica e o Ipê. Ela é processada com resina vegetal de mamona, que é 70% menos tóxica que as outras, e protege as fibras contra água, radiação solar, aumentando a vida útil dela”, destacou.

Além disso, a bicicleta pode ser personalizada. “De um lado do quadro é gravado o nome da marca e do outro o dono pode gravar o dele. Assim, evitam-se furtos, perdas e pode ainda estimular algum amigo a adquirir uma”, pontuou Pella.

Ele acredita que o projeto está tendo uma grande aceitação pelo público que já adquiriu o modelo de bicicleta. “Já desenvolvíamos produtos, mas queríamos fazer algo diferente, que mexesse com criatividade, e causasse impacto nas pessoas. Estamos no caminho certo”, acrescentou.

Para adquirir a bicicleta basta entrar em contato por meio do site www.astan.co ou enviar um e-mail para [email protected].

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome