23.3 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Presidente do BCB prevê declínio da inflação nos próximos meses

Presidente do BCB prevê declínio da inflação nos próximos meses

O presidente do Banco Central do Brasil (BCB), Alexandre Tombini, afirmou, nessa quinta-feira (7), durante o encontro Itaú Macrovision 2016, em São Paulo, que acredita numa queda de inflação no país durante os próximos meses.

“Após inflação elevada no mês de janeiro, causada principalmente pelo aumento significativo dos alimentos in natura e transporte público, o mês de fevereiro representou o início do declínio da inflação acumulada. Nos próximos meses, importantes fatores levarão à manutenção da tendência de declínio da inflação”, afirmou.

- Continua após a publicidade -

Segundo Tombini, apesar de vários itens de preços administrados (influenciados por órgãos públicos, como água, esgoto, gasolina e transporte público) terem pressionado a inflação de forma significativa no ano passado, eles devem apresentar “comportamento moderado” neste ano.

“O Banco Central não se furtará caso novos desenvolvimentos alterem o balanço de risco da inflação e vai adotar medidas necessárias para assegurar o cumprimento dos objetivos do regime de metas. Fazer convergir a inflação para a meta de 4,5% em 2017”, acrescentou.

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA