Prepare o seu corpo para o horário de verão

Horário de Verão
Foto: Arquivo/Agência Brasil

Algumas pessoas reclamam que sentem mais cansaço, dificuldade na hora de dormir e até falta de apetite.

À meia-noite deste domingo (15) começou o horário de verão desde ano. Os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste tiveram que adiantar os relógios em uma hora. A medida vale até 17 de fevereiro de 2018.

A chegada do horário de verão preocupa parte da população que sofre para se adaptar. Há pessoas que gostam desse período, com uma hora a mais de sol no fim da tarde. Já outras reclamam que sentem mais cansaço, dificuldade na hora de dormir e até falta de apetite.

A médica especialista em Medicina do Sono, Jéssica Polese, explica que os sintomas são comuns devido à alteração no relógio biológico. É necessária uma nova adequação à mudança.

“Como escurece mais tarde, a produção da melatonina sofre uma diminuição”, explica a médica. A melatonina é o hormônio que regula o sono. “Geralmente nosso organismo pode levar até 14 dias para se adaptar à mudança, dependendo de cada pessoa”, disse.

A principal dica é já acostumar o organismo a dormir mais cedo. Segundo Jéssica Polese, investir na chamada higiene do sono pode ajudar durante essa fase transitória. “Cerca de 30 minutos antes de dormir procure fazer algo que te relaxe”, afirma. A médica recomenda evitar conteúdos de televisão agressivos, porque afetam a qualidade do seu sono, tomar banho morno e estar em ambiente arejado e limpo.

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